ASN RS
Compartilhe

Pesquisa indica que 77% das MPEs gaúchas vendem online

Cada vez mais habituados ao uso de ferramenta digitais, pequenos negócios têm ainda grande oportunidade na utilização de dados para tomada de decisão
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Amplamente empregados no contexto das grandes empresas, o comércio eletrônico e a inteligência de dados são cada vez mais parte do planejamento estratégico e da operação diária das pequenas empresas gaúchas. É o que aponta a 22ª edição Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS. Segundo o levantamento, 77% das MPEs do Estado utilizam ferramentas digitais para venda de produtos e serviços.

“Os desafios dos últimos dois anos e a necessidade de se reinventar aceleraram tendências que já estavam em andamento nas empresas”, resume o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy. A crise causada pela pandemia, as alterações nas formas de trabalho e as mudanças no perfil e no comportamento de consumo estão entre os fatores que mostraram a necessidade do uso de dados como vantagem competitiva para a sobrevivência dos negócios. “Os pequenos negócios precisam estar atentos para a importância da utilização de dados e acompanhar as mudanças frenéticas do mercado, criando estratégias eficazes, visando o aumento da produtividade e das vendas”, explica.

Ampliar o percentual de faturamento oriundo dessas ferramentas e aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado é o desafio posto ao segmento. Para a maioria dos empreendedores (41%), o uso de ferramentas digitais representa até 10% do faturamento mensal. Para 26% das MPEs, este valor é entre 11% e 30%, para 17% das MPES, de 31% a 60% do faturamento. Apenas para 17% dos pequenos negócios, a estratégia online corresponde a mais de 60% do seu faturamento do mês.

Inteligência de dados

O tema também figura como outra oportunidade para as MPEs gaúchas: 65% dos empreendedores disseram não fazer uso de dados gerados pelas ferramentas digitais para gerar conhecimento e informação para tomada de decisão no seu negócio. Quando perguntados “Quais dados e ferramentas utiliza?”, os empreendedores gaúchos apontaram Facebook (22%), Instagram (18%), Whatsapp (18%), Youtube (8%) e Google Ads e Analytics (6% somados) como suas ferramentas de maior utilização.

-