Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Mala de viagem em cima de um mapa-mundi
ASN RS 21/07/22 às 13:45 Atualização 21/07/22 às 13:46
Compartilhe

Mapa de Comportamento do Turista é lançado no RS

Por Sebrae RS
ASN RS 21/07/22 às 13:45 Atualização 21/07/22 às 13:46
Compartilhe

No que depender da sinergia entre o Poder Público e a cadeia produtiva do setor, 2022 será um marco histórico para a qualificação do turismo gaúcho. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, em parceria com o Sebrae RS, lançou nesta segunda-feira (18/07) o Mapa de Comportamento do Turista. Inédito, o projeto tem como objetivo identificar as melhores oportunidades para melhorar e promover a oferta turística no RS a partir de um estudo de perfil do público que consome a atividade.

O mapa identifica as oportunidades e dá a base aos players de turismo para definirem melhores estratégias para conquistar mais visitantes, por meio do direcionamento da oferta turística no Estado. O conteúdo foi construído sob a ótica das principais motivações de consumo de turismo, destacando os pontos de interesse para o público local, regional, nacional e internacional. A metodologia utilizada na elaboração do conteúdo traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o RS, desdobrados em 34 personas e 46 motivações. Cada um é apresentado com exemplos reais de manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes, em especial dos operadores de turismo para compreensão de seus públicos.

O próximo passo, conforme o secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, é visitar as regiões do Estado e realizar workshops, entre agosto e dezembro deste ano, onde o mapa será apresentado para entidades, órgãos públicos e demais interessados. “Estamos trabalhando com o mercado de fato, como o turista quer comprar e não como o Estado e regiões querem se vender. A ideia é inverter a lógica e analisar os dados e adotar comportamentos sob a ótica da demanda, e não da oferta”, enfatizou. O CEO da Wine Locals, Diego Fabris, um dos realizadores do estudo, comentou sobre a relevância de se mapear oportunidades de negócio e, com isso, elaborar melhores abordagem no mercado. “O estudo tem uma série de utilidades. Uma das principais é que, baseado em dados e análises existentes, vamos colaborar para que o trade do turismo gaúcho entenda com quem está falando”, afirmou.

Segundo o Diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, a organização vem contribuindo para o fortalecimento do setor, de forma especial, ao longo das últimas duas décadas, quando atuou diretamente na formação da governança e no permanente trabalho de estruturação e qualificação das ofertas turísticas gaúchas. “Somente nos últimos cinco anos foram 38 projetos de turismo desenvolvidos pelo Sebrae RS. Trata-se de uma cadeia produtiva que possui em torno de 109 mil empresas sendo que, destas, 92% são micro e pequenos negócios”, explica.

Viva o RS

Paralelamente ao lançamento do mapa, outra iniciativa de fomento ao turismo gaúcho ganhou destaque. Lançado no dia 20 de setembro de 2020 – um um dos períodos de maiores desafios impostos pela pandemia – o Viva o RS caminha a passos largos para sua terceira edição – que será lançada oficialmente ao longo das próximas semanas – se consolidando como uma ferramenta diferenciada que conecta pessoas a lugares e experiências. “Não tenho dúvidas que o Rio Grande do Sul vive um momento único no que tange ao mercado de turismo. O Viva o RS nasceu na pandemia e aprendemos a trabalhar de forma mais próxima com o mercado entendendo como que a gente ajuda o gaúcho a conhecer o RS”, destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.

 

Em sua terceira edição, a plataforma www.vivaors.com.br deverá reunir 300 opções de atrações entre passeios e roteiros, segmentando alternativas que melhor atendam às necessidades e expectativas de cada público que busca explorar as diferentes paisagens do Rio Grande do Sul da melhor forma.

 

 

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF
Aviso de Cookies

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.