ASN RS
Compartilhe

Porto Alegre reduz 90% o tempo de consulta para a abertura de novos negócios

Prazo médio para conferir viabilidade do local agora é de 11 minutos, um dos menores do Brasil
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

A Capital gaúcha ocupa lugar de destaque nacional quando o assunto é desburocratização. Agora, quem desejar abrir uma empresa pode conferir a viabilidade do local para o empreendimento em apenas 11 minutos, uma redução que representa 92% em comparação ao mês de maio. De acordo com o consultor do Sebrae RS, Rodrigo Alves Keller, este é um dos menores tempos do Brasil.

“Atingimos um alto nível de automação, com mais de 95% das demandas resolvidas de forma automática. Além disso, as orientações dentro da ferramenta também foram qualificadas, o que ajuda a simplificar ainda mais a vida do cidadão”, explica Keller. Segundo ele, foram realizadas mais de 200 horas de consultoria para implementação das melhorias.

O trabalho é resultado de uma parceria entre Sala do Empreendedor, SMDET, Junta Comercial do Estado, Procempa e Sebrae RS, através do Programa Cidade Empreendedora. Com essa mudança, Porto Alegre torna-se referência entre as cidades brasileiras com o menor tempo de abertura de empresas. No primeiro semestre deste ano, 9715 mil alvarás foram emitidos.

O sistema automático cruza informações do plano diretor, da atividade empresarial pesquisada e sua classificação de risco. A média de retorno era de 14 horas, já que as solicitações eram analisadas manualmente, levando cerca de 30 minutos apenas para que a demanda entrasse no sistema.

A gestora de Projetos do Sebrae RS Regional Metropolitana, Tangriane Forest Santos, destaca ainda as melhorias implementadas no fluxo da REDESIM para atender as particularidades da Prefeitura de Porto Alegre. “Com a consultoria, conseguimos automatizar as viabilidades que ainda possuíam análise manual feita pela Prefeitura, haja vista a “falta de cobertura” da anterior solução implantada”, completa.

Sobre o Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/