ASN RS
Compartilhe

Conheça a AlterVision: destaque em trilha internacional do Desafio Sebrae Like a Boss no Startup Summit 2023

CEO da startup, Julio Milani De Lucena, fala com exclusividade sobre a conquista e planos futuros.
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Pouco menos de três anos. Esse foi o tempo que a startup AlterVision, de Porto Alegre, levou para se posicionar de forma destacada no efervescente ecossistema de inovação gaúcho e ainda vislumbrar oportunidades fora dele. A empresa teve seu potencial reconhecido na última sexta-feira (25/08), durante a final do Desafio Sebrae Like a Boss do Startup Summit 2023, em Florianópolis (SC). O modelo inovador de negócio e, principalmente, o potencial de escalabilidade do mesmo, renderam à AlterVision quinta colocação na inédita trilha internacional da iniciativa.

Criada em 2020, a AlterVision (www.altervision.com.br) aposta em um sistema de visão computacional que usa câmeras de segurança para monitorar o comportamento de clientes em postos de varejo. Por meio de uma análise e cruzamento de dados, a plataforma de contagem de fluxo de pessoas contribui para que empresas criem estratégias de marketing e vendas mais assertivas. Atualmente a empresa leva o seu portfólio de soluções para mais de 800 lojas em 21 estados do território nacional sendo 192 no RS.

Popularmente conhecida como a “batalha de startups”, o Desafio Sebrae Like a Boss é resultado de uma parceria do Sebrae Nacional com o Instituto Inova+. De forma inédita, este ano a iniciativa dividiu as startups em duas grandes trilhas – doméstica e internacional -, respeitando critérios de maturidade e o modelo de negócio dos participantes.

Com o resultado, a AlterVision terá a oportunidade de participar da Copa do Mundo de Empreendedorismo e concorrer a vagas para participar do Top100 do programa, recebendo US$100,000 em benefícios de parceiros como AWS, Freshworks, Google Cloud, Hubspot, Stripe e Zoom. Além disso, elas receberão um ingresso General Attendee por startup na Missão de Internacionalização realizada pela ApexBrasil e seus parceiros para o Web Summit Lisboa e voucher exclusivo de 100% para o Sebraetec Negócios Inovadores. Ainda na categoria internacional, as três primeiras colocadas participarão, como representantes do Brasil, do Meetup Global do Get In The Ring 2024, considerada a maior competição global de pitches.

Com exclusividade, o CEO da startup, Julio Milani De Lucena, fala com o Sebrae RS sobre a conquista e planos futuros.

Sebrae RS: Como você resume a experiência de ter participado do Startup Summit 2023? 

Ter representado o Rio Grande do Sul nessa competição é motivo de grande orgulho para nós. Também ficamos felizes em ficar entre os finalistas, mesmo com o alto nível das outras empresas na competição

Sebrae RS: E sobre o Desafio Sebrae Like a Boss? Houve algum tipo de preparação especial para a iniciativa? 

O Desafio Like a Boss foi nossa primeira oportunidade de apresentar nossa empresa em Inglês. Tivemos que traduzir nosso material e treinar nessa nova modalidade.

Sebrae RS: Na sua opinião, o que não pode faltar em um bom pitch? 

Para mim, o principal elemento em um pitch é uma descrição clara e compreensível do que a empresa faz. Ou seja, qual é o problema? Que solução resolve? E como esse problema é resolvido? Os demais elementos de um pitch (mercado, inovação, equipe, …) perdem sentido se não estiver claro qual é o produto ou serviço.

Sebrae RS: Com o reconhecimento adquirido no Startup Summit, quais os planos futuros para AlterVision? 

Esse reconhecimento nos incentiva a oferecermos a nossa solução em outros mercados. Nossos planos para o futuro incluem consolidarmos a presença no mercado nacional como a maior empresa de mapeamento da jornada do consumidor em espaços físicos e expandir o negócio para outros países.

Sebrae RS: Que conselho você daria para uma startup que está começando sua trajetória? 

O principal conselho que poderia dar para quem está começando a jornada empreendedora é sonhar grande, mas começar pequeno. Ter paciência e disciplina para crescer aos poucos, consertando erros e replicando os acertos.

  • Startup Summit