Estão abertas até o dia 22 de setembro as inscrições para três edições especiais do Programa AceleraX Poa Inovadora que selecionará 39 startups, sendo 15 com soluções para cidades resilientes, 12 com soluções para turismo e 12 para saúde. Já reconhecido, o projeto SebraeX tem sido uma importante plataforma para empreendedores de startups escaláveis e/ou de base tecnológica.
A parceria com o Gabinete de Inovação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que já resultou em editais conjuntos ao longo de 2023 e 2024, é retomada com o intuito de prospectar 39 startups sediadas no Rio Grande do Sul, em estágio pré-operacional, que tenham interesse em validar suas soluções, aperfeiçoar seus modelos de negócios, testar em condições reais com apoio dos técnicos e especialistas da cidade de Porto Alegre e fazer a estruturação comercial para proporcionar escala em vendas.
O programa terá duração de seis a oito meses. As startups selecionadas ganharão uma bolsa mensal de R$ 6,5 mil por até seis meses para dedicação exclusiva à aceleração dos negócios com acompanhamento. As 39 startups podem ser de todo o Rio Grande do Sul, não restritas apenas a Porto Alegre. Haverá acompanhamento dentro da metodologia do StartupRS, com participação nos programas StartupRS Launch e Scale.
“Nessa iniciativa, as startups poderão desenvolver suas soluções em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e o modelo de negócios e comercial com o Sebrae RS, seguindo as trilhas dos programas StartupRS Launch (pré-aceleração) e Scale (escala comercial). Além disso, as startups selecionadas receberão uma bolsa para que possam dedicar-se ao desenvolvimento técnico e comercial de suas soluções”, detalha João Neto, analista de Articulação de Projetos de Inovação do Sebrae RS.
“O fomento a soluções inovadoras em áreas estratégicas, como a saúde e o turismo, é parte central da estratégia de inovação da cidade de Porto Alegre. Por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e do Sebrae RS, via SebraeX, temos conseguido lançar vários chamamentos para que os inovadores de todo o país, especialmente os de nossa cidade, possam trazer, refinar e testar suas ideias em parceria com a gestão municipal, participando de nosso Living Lab e ajudando a fazer uma cidade cada vez melhor e mais inovadora.”, salienta Luiz Carlos Pinto, secretário de Inovação de Porto Alegre.
Inscrições para Cidades Resilientes e Turismo
-