Diferentes públicos ligados à indústria estão na maior feira de negócios e inovação do setor na América Latina, a Mercopar, que está acontecendo em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, até 17 de outubro. A 34ª edição da feira fomenta negócios e networking, antecipa tendências e é fonte de conteúdo técnico relevante para os segmentos da indústria, empreendedorismo e inovação. O evento é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). A participação do público em geral é gratuita e os interessados ainda podem se inscrever no site da feira.
A Mercopar reúne 528 expositores, incluindo as 55 startups. Empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, além de outros países, como a China, estão no evento. A feira reúne segmentos como metalmecânico, automação industrial, borracha, plástico, movimentação e armazenagem, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, atestando a grande diversidade do setor.
Rodadas de negócios
A feira traz uma estrutura robusta de rodadas de negócios que se expandem em volume, diversidade e impacto, consolidando-se como um verdadeiro motor de desenvolvimento para grandes corporações e micro e pequenas empresas (MPEs). No projeto Comprador Nacional cem grandes empresas de fora do estado trazem demandas em busca de fornecedores. As pequenas empresas inscritas, que são 400, solicitam reunião de 15 minutos cada com essas grandes empresas e apresentam os produtos ou serviços. Outro projeto é o Comprador Internacional que aproxima empresas brasileiras de compradores da América Latina, com foco nos setores metalmecânico, automação industrial, energia, TI e serviços industriais. São 150 empresas vendedoras e 30 compradores. O terceiro Projeto Comprador é o Regional, que conecta compradores e fornecedores do próprio estado, criando um ambiente de negócios voltado para empresas que atuam na mesma região, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste caso, serão 100 empresas compradoras e 400 empresas vendedoras.
Já no contraturno da feira, durante a manhã, acontece a Sessão de Negócios Mercopar. São 14 compradores e 42 vendedores de vários estados. As empresas são escolhidas pelo potencial de inovação, capacidade produtiva e alinhamento com os setores industriais da feira, e as MPEs são conectadas a compradores nacionais e internacionais.
Tendências e inovação
A Mercopar 2025 traz um panorama das principais tendências e tecnologias que estão transformando a indústria nacional e global. Um dos destaques está na manutenção preditiva, tecnologia cada vez mais essencial para o aumento da eficiência das máquinas. A partir da instalação de sensores inteligentes, é possível monitorar em tempo real variáveis como vibração, temperatura, ruído e consumo energético. Outro ponto central na transformação da indústria, e amplamente explorado na feira, é a visibilidade da produção. Sensores instalados ao longo da linha produtiva coletam informações detalhadas sobre o desempenho operacional, como quantidade de itens produzidos, desperdícios, consumo de energia e produtividade por hora. Outro destaque são os chamados “gêmeos digitais”, uma das soluções mais fascinantes que estarão em exposição. Trata-se da utilização de uma réplica digital da fábrica, criada a partir dos dados coletados em tempo real.
Startups na feira
Foram selecionadas 60 startups (30 do RS e 30 de outros estados) que estão expondo produtos e serviços no Espaço de Inovação da feira. As empresas participantes obedeceram a alguns critérios: ter CNPJ e sede em território brasileiro; estar enquadrada como microempresa com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões ao ano; e que a solução oferecida pela empresa seja aderente à temática da Mercopar, ou seja, ligada à indústria. O público-alvo desta ação da Mercopar são startups em fase de operação – ou seja, com produto ou um MVP (mínimo produto viável) que esteja no mercado em busca de mais clientes e expansão da operação – ou tração – o que significa uma startup madura, em momento de crescimento de vendas, clientes e marketshare (participação de mercado). Outro detalhe importante são as pontuações extras para empresas lideradas por membros de grupos minoritários ou que os valorizem em seu quadro funcional. Com isso, empresas ligadas à população negra, indígena ou LGBTQIAPN+, entre outras, têm oportunidade de expansão e visibilidade.
Segmento automotivo
Encontro de negócios inédito promete estreitar laços entre pequenas e médias empresas do setor metalmecânico e gigantes da indústria automobilística. Indústrias como BYD, Ford, Renault e Hyundai estarão no evento. Objetivo é identificar sinergias e abrir portas para oportunidades reais de fornecimento, promovendo diálogo direto entre as montadoras e os empreendedores locais. No Fórum da Cadeia Automotiva, promovido pelo APL Metalmecânico e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), estão ocorrendo debates e articulação entre lideranças empresariais, especialistas e representantes institucionais.
Tour guiado e visitas técnicas
A feira também é oportunidade de o público conhecer as principais informações sobre o desenvolvimento da indústria inteligente no Tour Guiado, uma verdadeira imersão na feira e acompanhar de perto alguns dos expositores e suas tecnologias para o setor. Grupos de 25 pessoas são levados por um guia para entender quais os caminhos trilhados no futuro da indústria. A organização faz uma curadoria dos expositores a serem visitados e conta, durante o Tour, o desenvolvimento e a história da indústria inteligente, além de temas como robótica, manutenção preditiva, novos materiais e Indústria 4.0
As visitas técnicas, por sua vez, ocorrem no contraturno da programação da feira. São uma oportunidade para o visitante ter contato com indústrias locais, conhecer o polo industrial e a pujança da região, histórias inspiradoras de empreende dores de sucesso, boas práticas de gestão, processos e inovação industrial.
Para saber mais e conferir a programação completa acesse: https://www.mercopar.com.br/
34ª Mercopar
Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h
Público: maiores de 16 anos ligados à indústria
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)
Inscrições gratuitas para visitantes em geral: http://mercopar.com.br
-
-
