ASN RS
Compartilhe

StartupRS StartHer abre inscrições para startups lideradas por mulheres no Rio Grande do Sul

 Programa seleciona startups em fase inicial para capacitação e conexão com o ecossistema de inovação.
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para o StartupRS StartHer, programa que irá selecionar e apoiar startups de base tecnológica lideradas por mulheres em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa é promovida pelo Sebrae RS e pela Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Ladies in Tech, com foco no fortalecimento da participação feminina no ecossistema de inovação.

Voltado a startups em estágio de ideação, o programa selecionará 10 negócios com potencial de escalabilidade e uso da tecnologia como diferencial competitivo. As soluções podem estar direcionadas, preferencialmente, às áreas de EdTech e GovTech, embora ideias de outros segmentos também sejam elegíveis.

De acordo com João Neto, Analista de Articulação de Projetos de Inovação do Sebrae, o programa reforça o compromisso da instituição com a diversidade e o empreendedorismo feminino. “O StartupRS StartHer foi estruturado para apoiar mulheres empreendedoras desde as fases iniciais, oferecendo metodologia, conexões e capacitação para transformar boas ideias em negócios inovadores e sustentáveis”, destaca.

Podem participar startups fundadas ou lideradas por mulheres, de base tecnológica, com ou sem CNPJ, desde que estejam sediadas no Rio Grande do Sul. A avaliação considerará critérios como inovação da solução, potencial de mercado, equipe e aderência aos desafios propostos.

A metodologia do programa integra a trilha StartupRS Start, que contempla workshops, rodas de aprendizagem, validação de problema e solução, estruturação do MVP e desenvolvimento de pitches. Entre os benefícios estão a possibilidade de validação de Prova de Conceito (PoC) com a Prefeitura de Porto Alegre, mentorias com o Instituto Ladies in Tech, participação facilitada em feiras e eventos nacionais e internacionais e acesso a créditos em plataformas parceiras do Sebrae Startups.

Para Aline Busch, cofundadora do Ladies in Tech, o programa representa uma oportunidade estratégica para ampliar o protagonismo feminino. “Ao criar um ambiente de apoio e visibilidade para mulheres que empreendem com tecnologia, o StartHer contribui para reduzir desigualdades históricas e fortalecer soluções mais diversas e inovadoras para a sociedade”, afirma.

Vanessa Leite, CEO da PDM Desenvolvimento de Sistemas, empresa proprietária da plataforma Didati, destaca a importância do apoio institucional para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e da inovação. Em 2024, a startup foi selecionada para o AceleraX, programa do Sebrae RS em parceria com o município de Porto Alegre, voltado à aproximação entre startups e o setor público.

Luiz Carlos Pinto, Secretário de Inovação de Porto Alegre, revela que a prefeitura tem grande expectativa no novo edital que foi planejado para apoiar e alavancar negócios inovadores e

de base tecnológica com elevado potencial de crescimento liderados por empreendedoras. “Essa ação especial do Programa Forja de Inovação e do Programa de Empreendedorismo Feminino da PMPA foi desenhada em parceria com o Sebrae RS e com o Ladies In Tech buscando criar um programa com que contemple a potencialidade e os desafios específicos da lideranças femininas, cada vez mais atuantes e importantes no nosso ecossistema de inovação. Faz parte de uma estratégia ecossistêmica que almeja cada vez mais fazer de Porto Alegre uma capital da inovação inclusiva, aberta, colaborativa e dotada de um olhar de impacto e empatia, que faça todos os empreendedores e empreendedoras a se sentirem bem vindos para fazer parte de nosso ecossistema ou testar suas soluções em nossa cidade. E ficamos duplamente contentes com a adesão do Govtech Lab à iniciativa”, comemora. Protagonismo feminino Segundo a empreendedora, “programas como o StartupRS StartHer são fundamentais para aproximar startups do setor público, criando um ambiente seguro para testar, validar e evoluir soluções inovadoras”. A partir da participação no AceleraX, a Didati passou a atuar junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), onde foi realizada uma prova de conceito (POC) em ambiente real.

Como resultado do processo, a empresa teve a oportunidade de manter o fornecimento da tecnologia ao longo de 2025. “Isso fortaleceu o uso da tecnologia, possibilitou o aprimoramento de funcionalidades e a criação de conexões estratégicas que impulsionaram o crescimento do negócio e a consolidação do Didati como solução para o setor público”, conclui.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site

https://programas.sebraestartups.com.br/in/startuprs-starther-1765556949532×460459118215299100.