ASN RS
Compartilhe

Sebrae RS leva empreendedores gaúchos para a BTL 2026, em Lisboa

 Imersão internacional fortalece estratégia de posicionamento do turismo do Estado no mercado europeu.
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Imersão internacional fortalece estratégia de posicionamento do turismo do Estado no mercado europeu

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é uma das maiores e mais relevantes feiras do setor na Europa, reunindo destinos, empresas, compradores internacionais e profissionais do turismo do mundo inteiro. Considerada uma vitrine estratégica para quem busca acesso ao mercado europeu, a BTL será realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2026, em Lisboa, Portugal.

Com o objetivo de ampliar a presença do Rio Grande do Sul no cenário internacional e gerar novas oportunidades comerciais para o setor, o Sebrae RS promove a Imersão Internacional BTL 2026, iniciativa que levará empreendedores gaúchos para uma agenda completa de negócios e conexões durante o período do evento.

A missão é realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), ABAV e Investe RS, e integra a preparação do Estado para fortalecer sua atuação no mercado global. A programação inclui participação como expositor na feira, visitas técnicas, agendas comerciais, ações de qualificação e networking com operadores internacionais. O período da missão será de 21 de fevereiro a 3 de março de 2026.

Voltada a empresas do turismo receptivo do Rio Grande do Sul, especialmente aquelas que comercializam produtos de experiência com potencial para o mercado europeu, a imersão busca impulsionar a internacionalização de empreendimentos e consolidar o Estado como destino competitivo fora do Brasil.

“A estratégia da imersão é qualificar e posicionar empresas preparadas para atuar internacionalmente, conectando o turismo gaúcho a oportunidades reais de mercado e relacionamento com compradores estrangeiros”, destaca Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae RS.

Para o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, a participação do Estado na BTL 2026 reforça uma estratégia contínua de posicionamento internacional do turismo gaúcho. “Ao apoiar iniciativas como a Imersão Internacional promovida pelo Sebrae RS, em parceria com a Setur, ABAV e Invest RS, criamos condições para que empreendedores gaúchos acessem novos mercados, ampliem negócios e apresentem ao público europeu experiências qualificadas e autênticas do Rio Grande do Sul. Essa articulação fortalece a imagem do Estado no cenário internacional e contribui para a geração de oportunidades concretas para o setor”, destacou.

Entre os participantes, a expectativa vai além da presença institucional na feira. Para os empreendedores, a imersão representa uma oportunidade concreta de gerar negócios, estabelecer parcerias e compreender melhor as exigências do público europeu.

O diretor da Galápagos Tour Ltda, de Porto Alegre, Paulo Gusmão, afirma que participar da BTL 2026 será um passo importante para ampliar a visibilidade do Rio Grande do Sul e apresentar ao mercado internacional experiências consolidadas do Estado.

“Participar da BTL Lisboa 2026 junto com o Sebrae e a Setur será uma experiência incrível, especialmente por ser a minha primeira participação no evento. Estou bastante ansioso para dialogar com compradores internacionais e apresentar o que o nosso Estado tem de melhor no turismo. A expectativa é gerar bons negócios e fortalecer a presença e o reconhecimento do Rio Grande do Sul como destino turístico”, destaca.

Segundo ele, embora a empresa atue nas 28 regiões turísticas do Estado, nesta edição a atuação será direcionada a três destinos estratégicos: Missões Jesuíticas, Ametista do Sul, em conjunto com o Salto do Yucumã, e os Canyons do Rio Grande do Sul.

Já o sócio-diretor da Agência Eco Hotel, Emiliano Fernandes Brugnera, ressalta que a participação em edições anteriores trouxe aprendizado e agora a expectativa é atuar com foco mais comercial.

“Na primeira edição fomos para entender como funcionava a feira, conhecer o mercado e iniciar relacionamento com alguns operadores turísticos. Nesta segunda edição, estamos indo com uma visão mais comercial e em busca de parcerias para fechamento de negócio. Estamos trabalhando com os consultores para ajustar o produto conforme o mercado, com ações pré e pós feira”, afirma.