“Ser mulher é ser muitas coisas. E no mercado de trabalho, isso não é diferente”. A frase da painelista Tatiana Ximenes é apenas uma das muitas ideias que foram amplamente discutidas na tarde desta quarta-feira (31/05) durante o primeiro dia do Eli Summit 2023. O encontro “Vamos falar de mulheres na Tecnologia?” foi um dos destaques da programação do Eli Summit, promovido pelo Sebrae RS na UNISC.
A profissional trouxe números que demonstram tanto oportunidades quanto desafios para este público. “30% da nossa força de trabalho é composta por mulheres, mas no que diz respeito aos cargos de liderança e gestão, somos 70%”, conta a gestora de conexões e ecossistema na DB do Grupo Randoncorp. Tatiana é diretora de conexões na Associação Gaúcha de Startups (AGS) e coordenadora do curso de TI da Fundatec, além de atuar como professora de empreendedorismo. “Temos muito o que evoluir ainda no que diz respeito a estigmas que são impostas às mulheres desde cedo e que se refletem no mercado de trabalho. Precisamos superar a questão da representatividade e trabalhar a visão de proporcionalidade e equidade”, conta.
Elas e a tecnologia
Durante o painel, quem também trouxe conteúdo e um amplo repertório de ideias que já podem ser encontradas no mercado gaúcho foi Danielle Cosme, uma das fundadoras do Ladies In Tech. Criado em 2021, o instituto nasceu com o objetivo de fomentar, apoiar e valorizar o empreendedorismo feminino dentro de ecossistemas de inovação e tecnologia. Atualmente, ele reúne mais de cem mulheres founders ou em cargos diretivos de mais de 70 startups de diferentes nichos de atuação, com integrantes de diversas regiões do estado do RS e até de SP e RJ, além de também já ter seu trabalho reconhecido com o Prêmio Inovação Porto Alegre em março de 2023.
“Precisamos sempre que possível de espaços de debate e informações sobre a presença de mulheres na tecnologia e à frente de suas startups, pois assumindo este papel de protagonista, estas mulheres estão quebrando barreiras, superando desafios e sendo atuantes na construção do nosso ecossistema de inovação. Além disso, grupos e institutos como o Ladies In Tech, mostram como a presença feminina no empreendedorismo tecnológico proporciona um ambiente mais equilibrado e representativo”, acredita.
Eli Summit RS
Realizado em Recife (PE) no último ano, o Eli Summit chegou este ano ao RS com a missão de fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação gaúcho. O evento é realizado pelo SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, até esta quinta-feira (01/06), na UNISC.