ASN RS
Compartilhe

Empreendedorismo periférico e o futuro da quebrada em forma de música será lançada durante South Summit 2024

A criação da música foi inspirada na ação “Recados para o futuro”, na Expofavela Porto Alegre 2023
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Durante o evento South Summit 2024, a ser realizado em Porto Alegre na próxima semana, será lançada uma canção criada pelo Poetas Vivos com apoio do Sebrae RS. Será no painel “Empreendedorismo periférico e o futuro da quebrada” a exibição inédita do teaser da música cujo nome é “A Quebrada do Futuro”, no dia 20 de março, às 18h, no palco Growth.
A iniciativa surgiu a partir do XLab, laboratório de inovação e design para pequenos negócios do Sebrae RS, para criar alternativas de futuro para o empreendedorismo a partir das economias portadoras de futuro. “Ao imaginar futuros possíveis para a economia de vilas, entendemos que é fundamental que esse futuro seja construído por diferentes vozes, principalmente por aquelas que pertencem e constroem o cotidiano desses territórios. A música “A Quebrada do Futuro” é um retrato sonoro de um futuro desejável para as favelas”, comenta a especialista em projetos de inovação e líder do XLab, Paula Fogliatto Prado.
A criação da música foi inspirada na ação “Recados para o futuro”, na Expofavela Porto Alegre 2023. A ação visava coletar depoimentos em áudio dos participantes do evento sobre o futuro desejável para as favelas. Mais de 80 depoimentos foram coletados e viraram insumo para a composição da música, que produz uma síntese dessas visões e adiciona mais uma camada poética para enxergar o futuro.
Para Paula, a música representa uma consolidação de um futuro desejável e possível para as favelas e territórios em situação de vulnerabilidade. “Mostra que há potência e formas possíveis de transformação desses territórios, para construção de uma realidade mais digna e de acordo com as aspirações de quem constrói esses espaços diariamente”, diz. A canção representa que o empreendedorismo periférico é um caminho para construção desse futuro, tanto no conteúdo, quanto na forma, pois representa uma iniciativa da economia criativa, uma das economias portadoras de futuro, que, assim como a economia de vilas, são capazes de gerar transformação nos territórios por meio de um desenvolvimento sustentável.

  • Expofavela
  • inovação
  • Música
  • South Summit Brasil