ASN RS
Compartilhe

Matchmaking Tecnológico da Mercopar conecta
pequenas empresas a grandes oportunidades de negócio

MPEs e startups vão apresentar, durante a feira, soluções para demandas de 24 grandes empresas do Brasil e da Espanha
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. Este é o principal objetivo do Matchmaking Tecnológico, que acontece na Mercopar 2023 por iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Embaixada Espanhola, Instituto Aliança Empresarial, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto Hélice e Instituto Agregar. No total, 24 empresas (16 brasileiras e oito espanholas) vão propor 57 desafios que já estão disponíveis na plataforma Inno2B do SebraeX (acesso pelo link https://inno2b.com.br/). A iniciativa tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo mesmo link até o dia 05/10, para os desafios das empresas espanholas; e até o dia 12/10, para os desafios das empresas brasileiras.

De acordo com Gustavo Moreira, especialista em Inovação do Sebrae RS, as âncoras vão trazer suas “dores” e as startups / pequenas empresas de base tecnológica vão oferecer o “remédio”. “A ideia é mapear problemas de grandes empresas, apresentar soluções e oferecer oportunidades para os pequenos negócios”, reforça. As entidades parceiras foram responsáveis por convidar as âncoras que estão trazendo seus desafios. Entre as empresas brasileiras estão: Be8, Coprel, Cotrijal, De Carli, Atitus Educação, CDL Passo Fundo, Bruning, Tromink, Kepler Weber, Saur, Cotripal, Fockink, Hyva, Marcopolo, Onde Page Big RS e Santa Clara.

Se na lista das brasileiras chama a atenção o grande número de demandantes do agronegócio, os desafios que vêm da Espanha estão 100% focados neste segmento. São oito gigantes do setor que participam da iniciativa por meio da Invest Spain, com o propósito de criar pontes entre o Brasil e o país europeu: Fundecyt – PCTex, Eatex Food Innovation Hub by CNTA, Palacios Alimentación, Covap, Clúster Alimentario food + i, Business Factory Food, AgroBank Digital Innovation e Ecoembes. Elas estarão representadas durante o Matchmaking Tecnológico na Mercopar por suas equipes baseadas em São Paulo.

A conexão com startups agro-foodtechs, através da inovação aberta, visa atender a diversas necessidades no sentido de tornar o agronegócio mais sustentável, inovador e competitivo. Entre as demandas que vêm das empresas espanholas, alguns desafios se destacam pelo grande potencial inovador: produção de bioplásticos a partir de resíduos agroalimentares, redução do uso de medicamentos em nutrição animal, melhora da qualidade dos produtos plant-based, desenvolvimento de ingredientes / produtos que melhorem a oferta de proteína alternativa, desenvolvimento de nutribióticos (prebióticos/pós-bióticos) relacionados à saúde e gerenciamento do envelhecimento, novas tecnologias voltadas à qualidade e segurança alimentar, etiquetagem inteligente, sustentabilidade e eficiência energética e ecodesign, entre outros.

Os desafios estão detalhados no ambiente virtual do SebraeX e as soluções desenvolvidas pelos participantes serão apresentadas online ou presencialmente nos dias 17, 18 e 20 de outubro, dentro do espaço Mercopar Inovação.

Razões para participar do Matchmaking Tecnológico na Mercopar 2023

Inserção da sua marca no ecossistema de inovação
Foco no seu negócio, com ações customizadas
Networking qualificado e acesso a players estratégicos
Desenvolvimento de novos negócios
Construção de conhecimento e agregação tecnológica
Solução de problemas com baixo investimento
Redução de custos para investimentos em inovação

Mercopar 2023

Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a Mercopar chega a sua 32ª edição de 17 a 20 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em 2022, a maior feira de inovação industrial da América Latina reuniu 512 expositores e gerou um número recorde de R$ 430 milhões em negócios, um crescimento de 77% em relação ao ano anterior. Foram mais de 35 mil visitantes e mais de 200 horas de conteúdo durante os quatro dias. O evento possui foco voltado para a geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.

Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar