ASN RS
Compartilhe

Mercopar 2024 coloca o RS no mapa da geração de negócios e da inovação

Feira realizada em Caxias do Sul chega a sua 33ª edição em uma temporada de grandes desafios para o Estado
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Seja para conectar MPEs a grandes players do mercado em mais cinco mil agendas de negócios, disseminar conteúdo técnico exclusivo ou demonstrar algumas das principais tendências da indústria 4.0 no Brasil e no mundo, Caxias do Sul (RS) está mais uma vez no mapa das oportunidades do empreendedorismo e da inovação com a Mercopar. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o evento retorna ao Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva de 15 a 18 de outubro para fortalecer uma vez mais uma vocação consolidada há mais de três décadas: gerar valor e impulsionar o desenvolvimento de pequenas, médias e grandes empresas das mais diferentes cadeias produtivas do setor.

“A Mercopar é uma agenda-chave para todo um ecossistema de empresas há mais de trinta anos. A feira chega a sua 33ª edição em uma temporada de grandes desafios para o RS, o que somente irá reforçar a sua força e relevância”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn.

Expositores ganham mais espaço 

Em 2023, a feira foi responsável pela geração recorde na ordem de R$ 563 milhões. O espaço físico do tradicional centro de eventos que em sua última edição já ocupava a totalidade dos 38 mil metros quadrados, estará novamente 100% ocupado, mas com um importante acréscimo: a área destinada aos expositores terá dois mil metros quadrados a mais, totalizando 16 mil metros quadrados que deverão receber mais de 550 expositores – sendo pelo menos 100 startups – do Brasil – além de um expositor chinês. No último ano, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação.

Expectativa por recorde 

Quem circular pela Mercopar deste ano poderá acompanhar de perto as atividades de uma das principais rodadas de negócios do País. Considerado uma das ferramentas mais importantes da feira para o fomento de oportunidades ao conectar pequenos fornecedores a grandes players da indústria, o Projeto Comprador deve passar das cinco mil agendas pela primeira vez na história. Criada em 1992 especialmente para a primeira edição da Mercopar, a iniciativa, que desde 2022 ocorre também no formato online no período pré-evento, esse ano está ganhando duas novas rodadas digitais com temáticas inéditas: “Indústria Automotiva” e “Offshore/naval/petróleo”. Os encontros serão realizados respectivamente em 26/09 e 12/11.

Em 2023, quatro rodadas digitais reuniram 71 compradores e 271 MPEs em 565 agendas. No presencial, em quatro dias de feiras, foram 4.308 agendas realizadas entre 197 compradores e 894 fornecedores.

Eventos & conteúdos destaques 

A feira deste ano concentrará os conteúdos técnicos em três grandes espaços de conhecimento – sendo um especial para o tema de inovação – onde serão realizados diversos eventos, painéis e palestras. Os espaços terão programação diferenciada para o público especializado, inclusive, durante o turno inverso da feira, pela manhã.

Entre alguns dos principais eventos estão: 

Matchmaking Tecnológico: ação que ganhou sua primeira edição em 2023 e trata-se de mais uma iniciativa que visa conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. A colaboração mútua em prol de um problema real enfrentado pela empresa de maior porte é o ponto de partida que dita a dinâmica do projeto que tem como benefícios a inserção de empresas de menor porte em ecossistemas de inovação, networking qualificado e acesso a players estratégicos, além da criação de solução de problemas com baixo investimento e redução de custos para investimentos em inovação.

Batalhas de startups: uma das mais bem-sucedidas iniciativas realizadas pelo Sebrae, a tradicional batalha de startups – antes conhecida como Desafio Sebrae Like a Boss – este ano ocorre pela primeira vez de forma unificada com a marca Sebrae Startups. As batalhas de pitches envolvendo 24 startups ocorrerão diariamente em cada um dos quatro dias de programação da Mercopar. Para garantir isonomia à iniciativa, a ação promove o chaveamento das empresas de acordo com o estágio de maturação dos seus respectivos negócios.

Encadear Summit: evento de referência nacional promovido pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo contribuir para melhorar a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas.
Nomes confirmados

Entre alguns dos principais nomes confirmados estão o antropólogo colombiano Santiago Uribe; a humanista, futurista e empresária Tânia Zacharias; a pesquisadora Lígia Zotini; o sócio líder do escritório da McKinsey & Company na Região Sul, Sérgio Canova; o diretor de Supply Chain na GE Aerospace Brasil, Ricardo Keiper; o empresário e autor do best-seller sobre inovação ”Conveniência é o nome do Negócio”, Arthur Igreja; entre outros.
Juntos, eles estarão à frente de uma intensa agenda de eventos que abordarão temas contemporâneos da indústria, como:

– Novos Humanos – Novos Futuros para o trabalho e o consumo
– Sustentabilidade 4.0: Inovando para um Futuro Verde
– AI na Indústria: Transformando Dados em Decisões
– Digital Twins: Conectando o Mundo Real ao Virtual para Inovação Industrial
– Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture
– Building Descarbonização em Números: Decifrando os Dados
– Do Papel à Prática: Desvendando Processos e Leis da Descarbonização
– Inteligência artificial em operações industriais
– A Revolução da Agricultura Digital”, “Fórum Cadeia Automotiva
– Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas
– Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital

Informações adicionais e a programação completa da 33ª edição Mercopar podem ser acessadas em https://mercopar.com.br/ e @mercopar .