Na maior feira de inovação industrial da América Latina, o programa Brasil Mais Produtivo marca presença com uma proposta renovada que é transformar a realidade das micro e pequenas indústrias brasileiras. A Mercopar 2025, realizada em Caxias do Sul pelo Sebrae RS e pelo Sistema FIERGS, tornou-se um local estratégico para apresentar ao público industrial a estrutura do programa, que agora aposta em uma jornada mais completa e acessível para os empreendedores do setor. Além disso, a feira foi escolhida como projeto-piloto para ampliar a visibilidade do Brasil Mais Produtivo. A ideia é replicar essa abordagem em outras feiras pelo país. A Mercopar é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS e segue até 17/10 no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Segundo Carolina Molina, analista de competitividade do Sebrae Nacional, o estande do programa tem atraído muitos visitantes. “Estamos com uma equipe na feira, abordando empresários e esclarecendo dúvidas. A aceitação está sendo excelente, com muitos interessados em saber como acessar as soluções e consultorias”, relata. Para ela, a Mercopar é uma vitrine de inovação, um espaço de conexão entre políticas públicas e o setor produtivo, especialmente aquele que mais precisa de apoio para crescer.
Carolina explica que a nova versão do programa foi desenhada para atender de forma mais completa os empreendedores industriais. A jornada do cliente agora é flexível e personalizada por meio de uma plataforma voltada a ampliar o impacto nas indústrias de menor porte. “Não tinha como o programa ficar de fora da Mercopar. Atualmente, ele está focado em atender micro e pequenas indústrias com soluções práticas e subsidiadas”, afirma.
Os parceiros do Brasil Mais Produtivo incluem Sebrae, Senai, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), BNDES, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Um dos destaques é o acompanhamento do Sebrae com um Agente Local de Inovação (ALI), que atua por seis meses dentro da empresa, identificando gargalos e propondo melhorias. “O empreendedor pode escolher sua trilha dentro do programa, não é uma jornada linear. Ele pode começar pelo diagnóstico e seguir para consultorias específicas, conforme sua necessidade”, explica Carolina. O programa também disponibiliza uma vitrine de soluções que o empresário pode acessar conteúdos especializados, realizar diagnósticos de gestão e receber consultorias técnicas em áreas como manufatura enxuta e eficiência energética.
As consultorias oferecidas pelo programa são totalmente subsidiadas. “É uma oportunidade valiosa, que mostra o compromisso dos parceiros com a transformação da indústria nacional”, destaca a analista.
Para ingressar no programa, o empreendedor deve acessar o site (https://www.plataformaprodutividade.com.br) e realizar um simples cadastro. A partir daí, já pode manifestar interesse nas modalidades disponíveis, desde o diagnóstico de gestão até a transformação digital.
34ª Mercopar
Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h
Público: maiores de 16 anos, principalmente ligados à indústria
Local: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva – Caxias do Sul (RS)
Inscrições gratuitas para visitantes em geral: http://mercopar.com.br
