ASN RS
Compartilhe

Projetos de pesquisa vencedores da Mostratec são conhecidos em cerimônia no Teatro da Universidade Feevale

Maior mostra de ciência e tecnologia da América Latina é realizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pelo Sebrae RS
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Em três dias, 2,5 mil estudantes, 340 escolas, além de representantes de 12 países e 21 estados brasileiros participaram da 39º edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. Essa é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em parceria com o Sebrae RS.
O projeto ‘Sustainware: transformando resíduos em louças cerâmicas sustentáveis’ foi o grande vencedor da noite. Com nota de 8,35, a estudante Victoria Zimmer Gomes, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz, recebeu a premiação.
Em segundo lugar ficou a dupla de estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Gabriel Erich Franco e João Vítor Fonseca Campanher. Com nota de 8,25, o projeto dos alunos foi o ‘IoT na Fitopatologia: sistema de monitoramento de microclimas em vinhedo utilizando ESP32 LoRa’.
Por fim, na terceira colocação, com nota de 7,9, ficou o projeto ‘ECOPLASF – Uso de resíduos descartados incorretamente para melhoria das pavimentações asfálticas – fase II’, de autoria das estudantes Laura de Paula Rosa, Maria Cecília Wunder de Oliveira e Vitória Simão Vernizi, alunas do Colégio Sesi da Indústria – Unidade Boqueirão.
“Os projetos se destacaram pela qualidade e originalidade, refletindo um olhar empreendedor e propondo soluções inovadoras para problemas reais. Vemos nesses jovens um enorme potencial para impactar positivamente a sociedade e desejamos que sigam adiante com suas ideias, pois muitas das propostas apresentadas na Mostratec representam respostas concretas para desafios do mundo atual”, salientou o diretor-superintendente do Sebrae RS, Ariel Berti.
Ao todo, 14 áreas de pesquisa foram representadas em projetos científicos expostos e em competição neste ano na 39º Mostratec. O evento, que teve entrada franca, contou com a visitação de cerca de 30 mil pessoas.