Seja para conectar MPEs a grandes players nacionais e internacionais em mais de cinco mil agendas de negócios ou apresentar as principais tendências da indústria 4.0, a cidade de Caxias do Sul (RS) está mais uma vez no mapa da inovação do Brasil e do mundo com a realização da Mercopar. Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a maior feira de inovação industrial da América Latina retorna ao Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, de 15 a 18 de outubro, em sua 33ª edição para fortalecer uma vez mais uma vocação consolidada há mais de três décadas.
Mercopar em números
-
Realizada de forma ininterrupta desde 1992 e sempre respeitando os diferentes momentos sociais e econômicos para impulsionar o desenvolvimento de empresas das mais diversas cadeias produtivas do setor, a Mercopar gerou um recorde de R$ 563 milhões em negócios em 2023. Este ano, o espaço físico do tradicional centro de eventos que, em sua última edição já ocupava a totalidade dos 38 mil metros quadrados, estará novamente 100% ocupado, mas com um importante acréscimo: a área destinada aos expositores terá dois mil metros quadrados a mais, totalizando 17 mil metros quadrados.
No último ano, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Nesta edição, o evento contará com uma extensa agenda de atividades durante quatro dias de feira, em três palcos, mais de 90 startups e 550 expositores do Rio Grande do Sul e do Brasil – além de um expositor chinês – e milhares de conexões e oportunidades de negócio.
Rodadas de negócios
-
Quem circular pela Mercopar deste ano poderá acompanhar de perto as atividades de uma das principais rodadas de negócios do País. Considerado uma das ferramentas mais importantes da feira para o fomento de oportunidades ao conectar pequenos fornecedores a grandes players da indústria, o Projeto Comprador deve passar das cinco mil agendas pela primeira vez na história. Criada em 1992 especialmente para a primeira edição da Mercopar, a iniciativa também ocorre no formato online no período pré-evento. Em 2023, quatro rodadas digitais reuniram 71 compradores e 271 MPEs em 565 agendas. No presencial, em quatro dias de feiras, foram 4.308 agendas realizadas entre 197 compradores e 894 fornecedores.
Programação e conteúdo
-
Os conteúdos do evento serão concentrados em três grandes palcos com agendas simultâneas. Os espaços terão, inclusive, programação diferenciada para o público especializado durante o turno inverso da feira, pela manhã.
Entre alguns dos principais temas e conteúdos estão:
· Governança Consciente e Inovação
· Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas
· Novos Humanos para o trabalho e consumo
· Fórum Cadeia Automotiva
· Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital
· 8º Fórum de Geração Distribuída
· Digital Twins: Conectando o Mundo Real para Inovação Industrial
· Indústria Delas
· Sustentabilidade 4.0
· Inovando para um Futuro Verde
· Inteligência Artificial na Indústria: Transformando dados em decisões
· Encadear Summit
· Seletiva Regional Sebrae Startups 2025
· Ciencia, Tecnología, Innovación en las industrias de las Smart Cities
· Produtividade 4.0 – Como a tecnologia revoluciona a forma como trabalhamos
· Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture Building
-
Entres os palestrantes e painelistas estão:
-
· Carol Paiffer – investidora no programa Shark Tank Brasil e CEO da Atom S/A
· Larissa Maria Nocko – especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
· Giuliana Morrone – jornalista e autora do livro “Mitos e Verdades sobre o ESG”
· Ligia Zotini – pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers
· Tania Zacharias – fundadora da INNER Company
· Aline Eggers – CEO da Bebidas Fruki
· Santiago Uribe – Antropólogo colombiano
· Carlos Evangelista – presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída
-
Eventos de inovação destaques
Batalhas de startups: uma das mais bem-sucedidas iniciativas realizadas pelo Sebrae, a tradicional batalha de startups – antes conhecida como Desafio Sebrae Like a Boss – este ano ocorre pela primeira vez de forma unificada com a marca Sebrae Startups. As batalhas de pitches envolvendo 24 startups ocorrerão diariamente em cada um dos quatro dias. Para garantir isonomia à iniciativa, a ação promove o chaveamento das empresas de acordo com o estágio de maturação dos seus respectivos negócios.
Matchmaking Tecnológico: ação que ganhou sua primeira edição em 2023 e se trata de mais uma iniciativa que visa conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha, com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. A colaboração mútua em prol de um problema real enfrentado pela empresa de maior porte é o ponto de partida que dita a dinâmica do projeto que tem como benefícios a inserção de empresas de menor porte em ecossistemas de inovação, networking qualificado e acesso a players estratégicos, além da criação de solução de problemas com baixo investimento e redução de custos para investimentos em inovação.
Fórum Encadear Summit – Referência nacional das ações promovidas pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo a reflexão sobre o estágio atual e perspectivas de evolução das relações entre grandes e pequenas empresas diante das parcerias estratégicas estabelecidas na cadeia de valor de atuação, além da disseminação de conhecimento e exemplos práticos de relações saudáveis entre empresas.
-
Demonstração de tecnologias
Célula de Manufatura 4.0 – Utilizando inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), robótica, big data e sistemas ciberfísicos, o demonstrador da Indústria 4.0 – também chamado de Célula de Manufatura 4.0 – fará apresentações diárias de um processo produtivo controlado de última geração. A iniciativa é resultado de uma parceria da Rede RS Indústria 4.0 junto ao Sebrae RS e o Senai-RS. Com flexibilidade que permite alternar entre a produção de um produto padrão e um produto personalizado conforme a solicitação do cliente, a célula será operada por um controlador central que coordena as ordens de produção e ações de todos os componentes envolvidos, incluindo um robô colaborativo e um Robô Móvel Autônomo, capaz de se mover de forma independente pelo ambiente e que será responsável pela entrega do brinde aos visitantes.
Robô garçom e drones autônomos: no espaço inovação, as empresas Dalca Robótica, Sirros IoT e Pix Force farão, em sinergia, demonstrações diárias de soluções aplicadas pela indústria 4.0 com direito a um robô garçom e a drones autônomos que irão realizar serviços de inspeção indoor.
-
Agenda ESG
Alinhada às melhores práticas sustentáveis e ampliando o seu compromisso com a agenda ambiental, a feira será um evento carbono neutro pelo segundo ano consecutivo. A
iniciativa ocorre por meio de uma parceria com a startup gaúcha AKVO ESG. Em 2023, através do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), o trabalho permitiu a compensação de 257,0 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da aquisição de Créditos de Carbono. A iniciativa faz parte de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados. Este ano, o trabalho contará com uma novidade: um totem digital irá coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, onde ocorre a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento.
Acessibilidade Em 2024, a Mercopar estará ainda mais acessível às Pessoas com Deficiência (PcD), contando com uma Central de Acessibilidade para recepção das PcD, credenciamento com equipe capacitada, intérpretes de Libras nos palcos e no tour guiado, audiodescrição, praça de alimentação adaptada em Libras e Braille, além de profissionais habilitados para acompanhar o público das PcD. Todas as iniciativas serão colocadas em prática por meio da parceria firmada com a Semearhis, uma startup de impacto social especializada na inclusão assertiva da PcD, que tem sede em Joinville e Caxias do Sul.
-
MERCOPAR 2024
Quando: 15/10 a 18/10
Horário: Das 13h às 20h Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (R. Ludovíco Cavinato, 1431 – Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul)
Realização: Sebrae RS e Fiergs Programação completa e informações adicionais: https://feira.mercopar.com.br/24