ASN RS
Compartilhe

Projeto gratuito de empreendedorismo social está com inscrições abertas

Tribos Jovens Empreendedores oferece 500 vagas para estudantes e 200 para educadores
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Estudantes e educadores gaúchos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio já podem garantir presença no projeto Tribos Jovens Empreendedores. A iniciativa articulada pela ONG Parceiros Voluntários em parceria com o Sebrae RS irá ganhar novas turmas no mês de agosto. São oferecidas 500 vagas para estudantes e 200 para educadores. As inscrições para novas turmas podem ser realizadas pelos links:

Educadores: https://bit.ly/EducadorTribos2023
Estudantes: https://bit.ly/AlunoTribos2023

Para educadores, o projeto será realizado de 14 a 24 de agosto, nas segundas e quartas ou terças e quintas, das 19h às 21h. Já a capacitação de alunos acontece de setembro a 1º de novembro, nas segundas, terças ou quartas, às 14h, 16h ou 18h, de acordo com a turma escolhida. As capacitações ocorrerão por meio de atividades online e incluem ainda desafios e ações práticas complementares, totalizando 8h para os educadores e 16h para os estudantes. O projeto também contempla professores que possuem disciplinas eletivas nas temáticas empreendedorismo, projeto de vida, meio ambiente ou educação financeira, uma vez que Tribos oferece recursos que podem ser diretamente aplicados em sala de aula.

Por meio de uma metodologia “gameficada”, o projeto este ano terá foco no desenvolvimento de competências empreendedoras, habilidades socioemocionais, liderança e prática social. “Trata-se de uma iniciativa que reforça o papel de professor e de aluno como agentes de transformação social que podem e devem gerar valor para as comunidades em que eles se desenvolvem”, destaca a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS. Márcia Ferran.

Desde 2021, mais de 2 mil pessoas (educadores e estudantes), de 188 escolas públicas e privadas de 74 municípios do Rio Grande do Sul já participaram das atividades de Tribos Jovens Empreendedores. Os estudantes que participaram dos primeiros dois anos já têm sua vaga garantida em 2023. Eles receberão certificado especial indicando sua presença nessa ação que tem chancela da UNESCO. Além disso, os melhores projetos de impacto social serão premiados com bolsas de estudo oferecidas pela Enter Tech Edu.

“A ideia é, a cada ano, proporcionar uma experiência enriquecedora para educadores e alunos, a fim de oportunizar que Tribos contribua para o projeto de vida dos estudantes, e ao final desse ciclo, formarmos jovens protagonistas de suas comunidades”, conta Daniel Santoro, Presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários.