ASN RS
Compartilhe

Restaurante de Caxias do Sul cresce 200% com apoio de projetos do Sebrae RS

Viela 18 investiu em consultorias, missões empresariais e ações práticas que aprimoraram a gestão e fortaleceram a equipe
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

A atuação estratégica do Viela 18, restaurante localizado em Caxias do Sul, mostra como conhecimento e rede de apoio podem transformar um negócio. Participando das iniciativas promovidas pelo Sebrae RS desde 2023, o restaurante investiu em consultorias de finanças, processos, vendas e pessoas, além de oficinas e palestras. Também integrou o grupo de empreendedores gaúchos que participou da imersão internacional à NRA Show, nos Estados Unidos. O resultado foi um crescimento de 200% no faturamento total, marcando uma nova fase na trajetória da empresa.

-

Segundo Guilherme Ferreira, um dos proprietários do Viela 18, o envolvimento com os projetos do Sebrae nasceu da vontade de evoluir como gestor: “Além do conhecimento técnico, encontramos um ambiente de troca com outros empresários, o que é muito valioso para quem está no dia a dia do setor”.

-

Entre as mudanças implementadas, uma das mais expressivas foi a inclusão de noites de karaokê na programação do restaurante. A ação, proposta durante uma consultoria, foi recebida com cautela no início, mas logo se provou um sucesso. “O faturamento das quartas-feiras, após a implementação da atividade, teve um aumento de 180% em comparação às quartas anteriores, quando ainda não oferecíamos o karaokê”, relata Ferreira.

-

Durante a imersão na NRA Show, em Chicago, a equipe do Viela 18 teve contato com novas práticas de gestão e repensou processos internos. Uma das principais transformações foi o aumento da transparência com os colaboradores: agora, informações sobre despesas, insumos e tributos são compartilhadas de forma clara. De acordo com o empresário, essa experiência despertou um sentimento real de pertencimento na equipe e tem mudado a cultura do negócio.

-

Guilherme também reforça a importância de olhar para as tendências com senso crítico. “A feira apresenta muitas inovações, mas é preciso entender o que se encaixa na nossa realidade. Já estamos planejando ajustes no cardápio com base no que vimos, mas sempre filtrando o que faz sentido”.

-

O caso do Viela 18 exemplifica o impacto direto que iniciativas voltadas ao setor de alimentação podem gerar nos pequenos negócios. Mesmo diante de eventos com formatos e focos distintos – como a NRA, nos Estados Unidos, e a Anuga, feira mundial de alimentos e bebidas, que será realizada em outubro na Alemanha -, o ponto em comum está na capacidade dos empreendedores de adaptar aprendizados à sua realidade.

-

“O Sebrae RS tem se consolidado como um parceiro acessível, técnico e confiável para os negócios locais. Essas imersões internacionais, combinadas com consultorias e ações práticas, são uma forma de conectar a realidade do pequeno empresário às maiores tendências do setor”, afirma Roger Klafke, especialista de competitividade setorial do Sebrae RS.