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Mercopar vai aproximar compradores internacionais de empresas brasileiras

Projeto do Sebrae RS pretende reunir 30 empresas de fora do país para negócios com outras 120 instituições brasileiras
Por Sebrae RS
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O contato direto entre empresas internacionais e nacionais, com possibilidade de negócios rentáveis, será uma das marcas da Mercopar, maior feira de inovação industrial e networking da América Latina. Isso porque, durante a 34ª edição da feira, de 14 a 17 de outubro, será realizado o Projeto Comprador Internacional. Voltado para empresas que já exportam ou que estão prontas para iniciar sua jornada exportadora, o evento tem como objetivo aproximar empresas compradoras estrangeiras e pequenos negócios exportadores brasileiros. As inscrições para as empresas participarem do projeto são gratuitas e estão abertas pelo link https://feira.mercopar.com.br/portal_projeto. As vagas são limitadas.

Neste ano, são esperadas 30 empresas de outros países, em especial da América Latina, que vão ter contato com outros 120 fornecedores nacionais. São vendedoras de produtos e serviços dos segmentos metalmecânico, automação industrial, eletroeletrônica, plástico, borracha, máquinas e equipamentos, peças e partes, serviços industriais, entre outros, segundo o analista de Competitividade do Sebrae RS Lucas Frohlich Benites. “O projeto atrai o interesse de empresas que querem buscar novos mercados e diversificar seus clientes e não querem ficar só dependentes do mercado interno”, explica.

Entre as empresas latino-americanas já confirmadas no projeto estão: EMEMSA (Empresa Metal Mecánica S.A., do Peru); IMCOPARTES S.A.S (especializada em comércio de autopeças, da Colômbia); URUMAQ S.A. (focada na importação, venda e aluguel de máquinas e equipamentos industriais, do Uruguai); Ingeniería Hidráulica SRL (engenharia hidráulica, da Argentina); Gotze Ingeniería (que fabrica, importa e comercializa máquinas e equipamentos industriais, do Paraguai); Pampeiro S.A. (trabalha com equipes e peças de desgaste, do Paraguai); Solectric (que trabalha com venda de produtos elétricos e engenharia de valor, do Panamá); e EMGI-Industrial (especializada em suprimentos e peças de reposição industriais, do Chile).

Essas empresas são identificadas por meio de sondagem e mapeamento de compradores internacionais alinhados com os produtos e serviços das empresas brasileiras. Para o analista, esta é uma oportunidade não só para a expansão de vendas internacionais como também para estabelecer potenciais parcerias com grandes empresas em mercados emergentes do continente.

“Principalmente para os pequenos negócios exportadores, a questão da língua espanhola, falada na maioria dos países da América Latina, acaba sendo um facilitador na hora da negociação. O impacto logístico não é tão grande, outro fator que contribui para que as empresas brasileiras possam diversificar ainda mais seus mercados e não focar somente nos países de economias tradicionais e mais consolidadas.”, afirma.

A expectativa é que os negócios com o projeto aumentem este ano. “No ano passado foram aproximadamente R$ 18,5 milhões. Nossa expectativa para este ano é superar os R$ 20 milhões em geração de negócios. É uma oportunidade que vale muito a pena, porque tem o potencial de mudar as empresas de patamar e com o desenvolvimento de negócios extremamente rentáveis. É positivo para o estado todo e para o país também”, diz o analista.

SERVIÇO 

Mercopar 2025 – Projeto Comprador Internacional
Inscrições gratuitas e mais informações pelo link: https://feira.mercopar.com.br/portal_projeto 
Feira: 14 a 17 de outubro, das 13h às 20h