O mercado de delivery cresce e apresenta cada vez mais oportunidades, principalmente para empreendedores de pequenas empresas. O impacto do iFood (ou efeito iFood) no PIB cresceu de 0,43%, em 2020, para 0,55%, em 2023. Com 350 mil estabelecimentos parceiros cadastrados, com a maior parte da base da plataforma composta por pequenos e médios negócios, o iFood é uma empresa de tecnologia líder em delivery online na América Latina, com mais de 55 milhões de clientes e mais de 100 milhões de pedidos atendidos em agosto de 2024.
Para entender o futuro do delivery, além de estratégias, oportunidades, tendências e práticas de sucesso, o Sebrae RS promove, nesta segunda-feira (04/11), o workshop ‘Entendendo o Futuro do Delivery: Estratégias para o Sucesso’. O evento, que acontece das 14h30 às 17h, no Espaço de Negócios do Sebrae RS (Rua Sete de Setembro, nº 634, Centro Histórico), em Porto Alegre, terá cinco painelistas experientes da área.
“Pela representatividade da tele-entrega de alimentação no PIB do Brasil, entendemos que há diversas oportunidades nessa atividade. E esse primeiro evento é um importante passo para começarmos a trabalhar com mais afinco nessa pauta. Trata-se de evento exclusivamente presencial e gratuito”, destaca Roger Klafke, coordenador estadual de Projetos de A&B do Sebrae RS. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.office.com/r/us2Y14kMWU.
Segundo o “Relatório para Restaurantes”, feito por um grupo multidisciplinar que analisou dados internos do iFood, pesquisas internas e externas e que será abordado durante o evento, a cada R$ 1.000 gastos em restaurantes e estabelecimentos na plataforma, outros R$ 1.390 foram gerados adicionalmente na economia brasileira. Isso considera a demanda criada para outros setores, tais como combustível, embalagens e produção rural. Além disso, para cada R$ 1.000 gastos na plataforma em restaurantes outros R$ 1.430 são gerados na economia brasileira. Ou ainda, para cada 100 postos de trabalho gerados diretamente nos restaurantes, geram-se 57 postos adicionais na economia brasileira.
Ainda de acordo com o estudo, o perfil do parceiro iFood é equilibrado entre os gêneros feminino e masculino, com maior predominância de parceiros da geração Y. Somado a isso, 69% têm filhos, dos quais 22% são pai ou mãe solo (três vezes mais mulheres que homens nessa situação). A maioria tem até três filhos, com maior percentual entre um ou dois filhos.
Somente no segundo trimestre de 2024, o iFood identificou grande representatividade do jantar, com quase o dobro do volume de pedidos recebidos em relação ao período de almoço.
Confira os painelistas Workshop Entendendo o Futuro do Delivery: Estratégias para o Sucesso
Melicia Ferri Dorneles: Cresceu dentro de restaurante, empreende desde 2008 como sócia da A Casa do Yakissoba e Poke House. Ex-integrante do Fórum de Restaurantes do Ifood, é membro do conselho do Ifood Brasil, ajudando a desenvolver o segmento.
Leonardo Vogel Dorneles: Sócio da Companhia do Temaki e Tempero Oriental, é pioneiro em uma das primeiras “Dark Kitchens” do RS, muito antes do conceito se popularizar.
Thiago Dier: Fundador da REDE Kero Sushi, com oito franquias e três lojas próprias da marca. Atualmente a rede entrega mais de 25 mil pedidos por mês.
Leonardo Prade: Tem experiência de mais de 11 anos no setor de restaurantes e delivery de alimentos. É sócio das operações Tokyo Sushi, Zao Sushi, Panda China, Veganitude e Baita Burguer, marcas que juntas entregam mais de 80 mil pedidos por ano.
Roger Klafke: Especialista do Sebrae no mercado de A&B, atua há mais de 20 anos no segmento, com desenvolvimento de projetos e ajuda empresas a melhorarem sua performance.