Uma iniciativa ligada ao ecossistema de inovação de Alegrete, o Circuito de Empreendedorismo e Inovação do Pampa (Startup Pampa) será apresentado na programação da primeira edição do Eli Summit RS. O evento, que pretende reunir os principais atores do Ecossistema de Inovação do Estado, chega pela primeira vez ao Rio Grande do Sul por meio do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, nos dias 31 de maio e 01 de junho, na UNISC, em Santa Cruz do Sul.
Em meio à programação, no dia 31, às 14h30, será apresentado o Startup Pampa, que é um programa de fomento ao empreendedorismo inovador que conecta universidades, governos, empreendedores e investidores para incentivar o ecossistema de inovação e apoiar o desenvolvimento de Startups na região do Pampa.
Conforme os analistas de projetos de inovação na Gerência Regional Campanha e Fronteira Oeste do Sebrae RS, Bibiana Bravo e Márcio Eduardo da Silva, o Startup Pampa é uma iniciativa do Ecossistema de inovação de Alegrete, que tem como intenção desenvolver a região através de uma trilha bem estruturada para criação de novos modelos de negócios (startups). Desse modo, o programa conecta universidades, empreendedores e investidores para incentivar o ecossistema e apoiar o desenvolvimento de startups na região. “A participação desses distintos atores é fundamental na produção de conhecimento e tecnologia, gerando impactos positivos no desenvolvimento econômico do município de Alegrete”, destaca Bibiana
A apresentação será realizada pela agente local de inovação, Ediane Gomes Bianchin, que afirma estar com ótimas expectativas para o evento. “É uma honra poder falar de um projeto que acontece desde 2013 e já obteve tantos resultados positivos para o desenvolvimento econômico da cidade. Além disso, vai ser incrível ver de perto outros ecossistemas e ter a oportunidade de fazer conexões”, conta Ediane.
Eli Summit
A última edição do Eli Summit foi realizada em Recife (PE), em 2022. O evento é voltado para lideranças dos setores produtivos ligados à inovação, instituições de pesquisa, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, investidores, entre outros.