Em meio ao maior desastre climático já enfrentado pelo Rio Grande do Sul, com alagamentos que atingiram 452 municípios (cerca de 90% do estado), um coletivo de pequenos produtores e chefs de cozinha se uniu para criar uma plataforma que busca conectar produtos gaúchos com restaurantes, hotéis, pousadas, lojas, empórios e pequenos varejos de fora do Rio Grande do Sul. O objetivo do “Produtores Gaúchos Unidos” (https://produtoresgauchosunidos.com/) é, mesmo em meio à situação de calamidade do estado, fazer com que esses empreendedores mantenham sua produção, vendas e empregos.
“Muitos produtores estão com seus produtos parados, sem venda. A ideia é fomentar e criarmos as conexões certas para que eles consigam escoar sua produção para outros destinos. A Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que ocorre em Pelotas, por exemplo, foi cancelada. Desse modo, produtores da região precisam encontrar um meio de comercializar esses produtos. Queremos conectar essas partes através da plataforma ‘Produtores Gaúchos Unidos”, destaca Bernardo Barbosa Ibargoyen, produtor de cordeiro e idealizador do projeto.
Lançado há dez dias, o movimento “Produtores Gaúchos Unidos” (Instagram @produtoresgauchosunidos) tomou corpo e começa a repercutir em todo o Brasil, já possui 160 produtores cadastrados ofertando seus produtos a 70 restaurantes, bares, empórios e varejos que já estão com os acessos a esses produtores para efetuarem suas compras. A partir da concretização das vendas, o plano é implementar o transporte dos itens através de cargas compartilhadas, auxiliando todos de forma efetiva. Já se cadastraram no site produtores de vinhos, queijos, carnes, nozes, sucos e azeites de oliva, entre outras delícias do RS.
“Já passei por uma enchente em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e sei a importância da mobilização e do apoio aos produtores locais. Além de ter restaurante e entender a importância desta venda para eles, ao conhecer o projeto prontamente me juntei para apoiar”, salienta a chef de cozinha do Bistrô Ruella, Danielle Dahoui.
Apoio do Sebrae RS
O Sebrae RS também se uniu à plataforma “Produtores Gaúchos Unidos”. O objetivo agora é aumentar a penetração dessa iniciativa com o apoio do Sebrae RS, que, com sua capilaridade e conexões, inclusive em âmbito nacional, pretende fortalecer ainda mais a plataforma. Além disso, a organização deve assessorar pequenas agroindústrias que ainda não possuem familiaridade com esse tipo de transação e logística, capacitando os produtores em questões como envio, produção de imagens dos produtos para comercialização e burocracia.
Além disso, a plataforma, com o apoio do Sebrae RS, pretende promover feiras físicas para também auxiliar na venda de produtos, principalmente para aqueles produtores que estão com estoques elevados e não conseguem comercializar.
“Trata-se de uma iniciativa que cresceu bastante e foi idealizada eminentemente por produtores. Mas o Sebrae RS trabalha em inúmeros projetos e atende a milhares de micro e pequenos negócios e, por certo, vamos fortalecer ainda mais esse movimento. A ideia é fazer esses pequenos produtores chegarem a pequenos varejistas e restaurantes. O Sebrae RS, desse modo, será mais um indutor e impulsionador dessa mobilização”, explica coordenador estadual de Projetos de Alimentos e Bebidas (A&B) do Sebrae RS, Roger Klafke.
Ministério da Agricultura
Mesmo os produtos sem o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) poderão vender seus produtos para outros estados graças a uma portaria extraordinária do Ministério da Agricultura, emitida devido à situação de calamidade do Rio Grande do Sul. A portaria federal foi publicada no dia 15/05 em edição extra do Diário Oficial da União, com validade de 90 dias.
Assim, a Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) ficou responsável pela emissão da autorização de trânsito para as agroindústrias, com as devidas exigências de saúde animal aplicáveis para o trânsito dos produtos.
Já a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), através de instrução normativa, já havia permitido a comercialização intermunicipal de produtos de agroindústria que têm apenas o selo de fiscalização municipal, visando garantir a sobrevivência das pequenas empresas.
As informações sobre os “Produtores Gaúchos Unidos” são atualizadas em um grupo fechado de WhatsApp somente para produtores, além das redes sociais @produtoresgauchosunidos e do site https://produtoresgauchosunidos.com/.
O projeto “Produtores Gaúchos Unidos” começou com Bernardo Barbosa Ibargoyen, que é produtor de cordeiro, sua esposa, a jornalista Aline Barilli Alves, além do influencer Gabriel Gasparini (@gaspaindica) e da Vento Comunicação.