As gaúchas Lidia Linck e Paula Dalla Vecchia estão entre as seis brasileiras selecionadas para representar o Brasil na fase internacional do 9º Prêmio Empretec Women in Business, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). A cerimônia global será realizada em outubro de 2025, no Vietnã, durante o Fórum Mundial de Investimentos da ONU.
Criado em 2008, o prêmio reconhece mulheres empreendedoras de países em desenvolvimento, cujos negócios geram impacto social, ambiental e econômico, com base em critérios como inovação, liderança, sustentabilidade e potencial de replicação. A seleção brasileira foi conduzida pelo Sebrae, responsável exclusivo pelo Empretec no país. O Empretec é um programa presente em 50 países, voltado para o desenvolvimento de características empreendedoras e fortalecimento de negócios inovadores. No Brasil, o Sebrae é a única instituição com chancela para aplicar sua metodologia. Ao todo, foram 358 inscritas de todo o Brasil, sendo 14 do Rio Grande do Sul, que agora se vê representado por duas finalistas.
Para Rúbia Marques Dornelles, Analista de Soluções e Gestora Estadual do Empretec, o resultado revela a força do empreendedorismo que emerge fora dos grandes centros: “Esse reconhecimento internacional é uma grande vitrine para as empreendedoras brasileiras. Mostra o quanto o Brasil tem lideranças femininas com soluções transformadoras em diversas áreas, especialmente quando olhamos para o interior do país, em que, muitas vezes, a inovação é invisibilizada”, destaca.
Natural de Santa Rosa, Lidia Linck é sócia da Biotecno, empresa com sede em Sapiranga, que desenvolve equipamentos científicos para conservação e transporte seguro de vacinas e medicamentos. Veterinária de formação, ela deixou a carreira para assumir a gestão do negócio fundado por seu pai. A Biotecno lidera o desenvolvimento de tecnologias de refrigeração com autonomia térmica, inovação que já influenciou mudanças na legislação brasileira sobre o transporte de imunobiológicos. A empreendedora concorre na Categoria Liderança.
Ela defende que a inovação não precisa vir das capitais. “Foi quando representei o Brasil no Vale do Silício, indicada pelo Sebrae, que percebi o valor do trabalho feito no interior e da forma como as mulheres lideram: com suavidade, resiliência e visão de longo prazo”, conta.
Já Paula Dalla Vecchia, de Santa Maria, fundadora e diretora de operações e P&D da Zeit, está concorrendo na Categoria Inovação. Ela desenvolve tecnologias portáteis de agrodiagnóstico com Inteligência Artificial embarcada, capazes de funcionar offline. Suas soluções levam o laboratório até o campo, permitindo análises de solo, leite e nutrientes em tempo real, com precisão e autonomia, inovação especialmente relevante para regiões rurais com pouca conectividade.
Além das duas gaúchas, outras quatro brasileiras foram selecionadas: Adriana Fernandes (SP), na Categoria Inovação, com alimentos para pessoas com severas restrições
alimentares; Silvana Maria Nunes (RJ), na Categoria Liderança, com roupas adaptadas para pessoas com deficiência física; Izabel Castanha Gil (PI), na Agricultura Sustentável, que cria alimentos a partir da polpa do jatobá; e Andreyna Santos (SE), na Categoria Jovem Empresária, com a plataforma que conecta costureiras autônomas à indústria têxtil.
As seis histórias foram enviadas à UNCTAD, que escolherá até setembro as dez finalistas globais para participarem da cerimônia de premiação em outubro, no Vietnã.
Mais informações Empretec – Telefone: 0800 570 0800
– Pelo portal: https://empretec.sebrae.com.br/portal