ASN RS Atualização
Compartilhe

Mel de melato de Bracatinga produzido em Cambará do Sul obtém selo de indicação geográfica

Com apoio do Sebrae RS, Apiário Cambará é a primeira empresa gaúcha a cumprir os requisitos técnicos e obter a certificação.
Por Sebrae RS
ASN RS Atualização
Compartilhe

O Rio Grande do Sul tem o primeiro produtor de mel Melato de Bracatinga com selo de indicação geográfica (IG). A certificação, na modalidade Denominação de Origem, foi obtida este mês pelo apiário Cambará, de Cambará do Sul, com o apoio do Sebrae RS. Típico do planalto sul brasileiro, o mel de Melato de Bracatinga tem características diferentes do mel floral a que a maioria dos consumidores brasileiros está acostumado.

“A história desse mel é única. Antigamente, ele era descartado. Depois, passou a ser totalmente exportado. Hoje, com muitos estudos e divulgação, ele já tem público aqui no País”, explica a apicultora Liane Castilhos. De tonalidade escura e menos doce, o mel Melato de Bracatinga é colhido a cada dois anos.

No RS, além de Cambará do Sul, a delimitação geográfica desta IG inclui os municípios de Bom Jesus, Caraá, Itati, Jaquirana, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Terra de Areia, Três Cachoeiras e Três Forquilhas.

Porém, apenas o Apiário Cambará obteve a certificação cumprindo os requisitos do caderno de especificação técnica para uso da identificação geográfica no RS até o momento. Sete propriedades de Santa Catarina e duas do Paraná também contam com a certificação. Ao todo, as 10 empresas produzem 500 toneladas por safra.

Segundo o gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS, André Bordignon, o selo de indicação geográfica possibilita, além de um aumento médio de 20% a 50% na valorização do produto certificado, acesso a novos mercados, conexão com o turismo e a proteção da biodiversidade da região.

“A denominação de origem é um tipo de indicação geográfica que visa a assegurar que as características dos produtos se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geográfico, incluídos dos fatores humanos e o saber fazer do território, tornando o produto único. Isso, evidentemente, agrega valor e desperta interesse dos consumidores sobre o terroir”, explica.

Mel de Melato da Bracatinga é resultado da tripla interação entre um inseto chamado cochonilha, abelhas e bracatingas. As cochonilhas se associam à bracatinga (Mimosa scabrella) e liberam o melato. As abelhas coletam e transformam o melato em ‘mel de melato da bracatinga’.

Tipos de indicação geográfica

Existem duas categorias de indicação geográfica (IG): a indicação de procedência e a denominação de origem. A indicação de procedência (IP) destaca a reputação e tradição de um local. Já a denominação de origem (DO) enfatiza os fatores naturais e humanos vinculados ao produto e o meio geográfico onde ele é produzido.

  • empreendedorismo
  • mel gaúcho
  • sebrae rs
  • selo de indicação geografica