● Maior feira de indústria e inovação da América Latina ocorre de 18 a 21/10, em Caxias do Sul (RS);
● Evento chega a sua 31ª edição com o recorde de mais de 500 expositores confirmados. 35% a mais que em 2021;
● Com crescimento de 60% de área útil e um dia a mais de programação, a iniciativa tem foco na geração de negócios.
De práticas de ESG às mais modernas tecnologias 4.0, aquilo que é tendência na indústria mundial passa pela cidade de Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha, a partir do dia 18/10 com o início da Mercopar. Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a maior feira de indústria e inovação da América Latina chega a sua 31ª edição com o recorde de 470 expositores confirmados – 35% a mais que o número de 2021 -, e expectativa de sua maior edição em três décadas de atuação ininterrupta.
“Com uma história de mais de 30 anos, a Mercopar transbordou os limites de ser apenas mais um evento no calendário das feiras industriais. Alinhada ao que há de mais importante no mundo, ela é uma ponte de conexão que liga demandas e soluções para as empresas, fonte de conteúdo atualizado, e espelho das tendências que vão impactar o futuro do setor industrial, local e globalmente”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Expansão em 2022
Com direito à ocupação de um terceiro pavilhão, em 2022, a Mercopar amplia sua área útil no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, em 60% no comparativo com a edição do último ano, totalizando 32 mil metros quadrados.
Além dos mais de 500 expositores já confirmados, o evento abriga quatro grandes espaços temáticos que são responsáveis pela geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem: são eles o Salão de Negócios, Salão de Inovação, Espaço Futuro e Espaço Inspiração.
Neste ano, o evento agregou um dia a mais de programação – totalizando quatro dias -, o que, além de gerar mais tempo e conteúdo para quem busca fomentar os negócios, permite maior atratividade à presença de grandes players da indústria nacional, de estados como DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP, além do próprio RS, que têm na Serra Gaúcha um dos mais importante pólos do setor.
Geração de negócios
Aproximar fornecedores de grandes compradores e fomentar novas oportunidades de negócios é uma das missões que a Mercopar tem ajudado a cumprir desde sua primeira edição, em 1992. Em 2021, a feira movimentou um recorde de R$ 224 milhões – à época, um índice 75% maior que o registrado em 2020. Neste ano, além da expansão em número de expositores, espaço físico e programação, a feira inovou e antecipou as ações do Projeto Comprador – uma de suas principais ferramentas para a geração de vendas. Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, o evento realizou uma série de quatro encontros setoriais – metalmecânico, defesa, plásticos e energia – em ambiente digital, que conectaram 68 grandes companhias nacionais a 407 fornecedores de menor porte em um total de 516 negociações.
Tecnologias da Indústria 4.0 na prática
Um dos destaques da Mercopar que melhor ilustram o conceito de inovação aplicado ao segmento é a célula conceito da Indústria 4.0. O espaço, criado para demonstrar na prática a aplicabilidade de algumas das mais modernas e inovadoras tecnologias e ferramentas do setor, neste ano, dará atenção especial a um dos processos fabris mais importantes de uma linha de montagem: a inspeção de qualidade. Desenvolvida pela Master Sistemas Automotivos, controlada das Empresas Randon, a estrutura de 2 metros quadrados que simula uma estação de trabalho fará demonstrações que têm como base a utilização de sistemas integrados de Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things), realidade aumentada, sistema de visão e robótica colaborativa. A iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Sebrae RS e o Senai-RS ilustra a sinergia e a integração entre diferentes atores da cadeia produtiva gaúcha. Com o Senai-RS à frente desse processo de integração, a ação conta ainda com a parceria da Master.
Conteúdo com autoridade
Ao incorporar o conceito de inovação à sua programação, a Mercopar tem se consolidado ano após ano como uma fonte expressiva de conteúdo técnico alinhado ao que há de mais relevante no setor mundial. Em 2022, a feira contará com grandes nomes do mercado, como o presidente do The New Development Bank (NDB) – Novo Banco de Desenvolvimento – (NDB), com sede em Xangai (China), o paulista Marcos Prado Troyjo; o reitor da Saïd Business School da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o indiano Soumitra Dutta; o professor de gerenciamento de produção e de operações, tecnologia e informações no SC Johnson College of Business, de Nova Iorque (EUA), Vishal Gaur; o professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e analista político Oliver Stuenkel, entre outros.
Em 2022, a Mercopar conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS.
SERVIÇO
O QUE: 31ª Mercopar – feira de inovação industrial
ONDE: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS)
QUANDO: 18 a 21 de outubro, das 13h às 20h
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar
-
-