ASN RS
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo revela três finalistas gaúchos na etapa nacional da 12ª edição

Com recorde histórico de inscrições, premiação reconhece o melhor do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil e, neste ano, tem três jornalistas do RS
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo revela três finalistas gaúchos na etapa nacional da 12ª edição

Com recorde histórico de inscrições, premiação reconhece o melhor do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil e, neste ano, tem três jornalistas do RS

-

O 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), que será entregue no dia 4 de dezembro, já tem os finalistas nacionais. Após as etapas de seleção estadual e regional, foram escolhidos os trabalhos de representantes de 16 estados brasileiros e três deles são gaúchos. São eles: Ana Esteves, na categoria Texto, com a matéria “Cresce a tendência de roteiros rurais em pequenos municípios do Rio Grande do Sul (Jornal do Comércio / RS); Airton Lemos, na categoria Áudio, com a matéria “O impacto da enchente de 2024 no comércio e nos serviços do RS” (Rádio Acústica FM – Camaquã / RS); e, Camila Hermes, na categoria Fotografia, com o projeto “O “criador de monstros” que renasceu da lama em Porto Alegre (Zero Hora / RS).

Em 2025, a edição alcançou o terceiro recorde consecutivo de inscrições, com quase 3,5 mil trabalhos enviados, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado confirma o prêmio como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país.

-

Voltada para profissionais e estudantes de comunicação, a premiação contempla quatro categorias (Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo), destinadas à imprensa profissional. Além da categoria especial Jornalismo Universitário, que incentiva a produção jornalística sobre empreendedorismo dentro das universidades.

-

A cerimônia de premiação nacional do PSJ será realizada em Brasília, reunindo jornalistas e estudantes de todo o país. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros lugares das categorias de Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo.

-

Além do troféu, os vencedores nacionais receberão notebooks e celulares, como forma de reconhecimento e incentivo à produção jornalística de qualidade sobre o empreendedorismo brasileiro.