ASN RS
Compartilhe

Sebrae leva lideranças do RS a Medellín para vivenciar experiências e modelo de transformação urbana e social.

Visita busca conhecer o modelo de inovação e desenvolvimento sustentável do município
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

Prefeitos, vice-prefeita e secretários municipais de quatro cidades gaúchas estão em Medellín, na Colômbia, participando da Missão Cidade Empreendedora – Inovação, promovida pelo Sebrae RS. Durante uma semana, o grupo tem imersão em políticas públicas, projetos comunitários e iniciativas de inovação social que transformaram Medellín em referência mundial de gestão urbana integrada.

A missão faz parte da estratégia do programa Cidade Empreendedora, que aproxima gestores municipais de soluções inovadoras aplicáveis à realidade local. Além das lideranças políticas, a comitiva conta com um grupo de estudantes e professora da equipe AGAIA, vencedoras do projeto Gurias na Inovação, que também participam das atividades.

Durante a missão internacional, os gestores públicos conheceram, entre outras iniciativas, a atuação das Empresas Públicas de Medellín (EPM), o funcionamento do Comitê Universidade-Empresa-Estado (CUEE), além de visitar espaços urbanos revitalizados, como a Comuna 13, e o centro de inovação e negócios Ruta N.

Segundo Janaína Zago Medeiros, gerente de Desenvolvimento Territorial e Educação Empreendedora do Sebrae RS, a escolha do destino foi estratégica. “Escolhemos Medellín pelo reconhecimento internacional como Cidade Inovadora, especialmente pelos cases de inovação social que podem ser adaptados e replicados em diferentes realidades. Essa missão é um espaço para prefeitos, vices e secretários vivenciarem políticas públicas inovadoras e voltarem com ideias concretas para transformar seus municípios”, detalha.

Para Regina Caetano, vice-prefeita de São Leopoldo, Medellín mostra que “governar com visão e continuidade transforma realidades”, integrando educação, mobilidade, cultura, esporte e cuidado como políticas de longo prazo. Jarbas Rosa, prefeito de Venâncio Aires, destacou o papel da população: “Essa transformação só foi possível porque o cidadão entendeu que seu envolvimento é fundamental em todo o processo.”

Já Andrei Cossetin, prefeito de Ijuí, afirmou que a visita mudou sua percepção da cidade: “O resultado desse alinhamento entre poder público, iniciativa privada e participação social é a elevação da qualidade de vida e do bem-estar das comunidades.”. Por fim, para Diego Francisco, prefeito de Estância Velha, a experiência é inspiradora: “Conhecer como Medellín se tornou uma cidade segura, desenvolvida e com serviços de qualidade nos motiva a buscar caminhos semelhantes para a nossa realidade.”

O Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS, apoia gestores públicos e servidores municipais na implementação de políticas que fomentem o empreendedorismo, simplifiquem processos para abertura e licenciamento de empresas, incentivem a educação empreendedora e estimulem a inovação. As missões internacionais, como a de Medellín, são parte essencial dessa estratégia, permitindo que boas práticas sejam conhecidas e adaptadas para fortalecer o ecossistema de negócios no Rio Grande do Sul.