O Sebrae RS lança uma nova etapa do Empretec, o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e presente em mais de 40 países. Exclusivo do Sebrae no Brasil, o seminário atrai pessoas que desjam descobrir seu potencial para empreender. Agora é lançado o no RS o Empretec 5D e o Empretec Arena.
Recém atualizado o formato tradicional do Empretec, o Empretec 5D, antes de seis dias, terá sua execução em cinco dias de capacitação, unindo dinâmicas presenciais e digitais, atividades práticas e ferramentas modernas que aproximam o conteúdo da realidade de quem vive o dia a dia dos negócios.
Já o Empretec Arena, para quem já participou do Empretec, estimula a criatividade e a excelência empresarial em um ambiente que impulsiona a inovação e o crescimento acelerado. Realizado presencialmente em 1(uma) noite e 4 (quatro) dias, coloca os participantes no centro da ação, com dinâmicas intensivas e práticas que elevam as habilidades empreendedoras.
Com 60 horas de aprendizado e metodologia cientificamente fundamentada, o programa revela os 10 comportamentos-chave de empreendedores de sucesso. A experiência começa antes do seminário, com entrevistas de seleção realizadas por Inteligência Artificial, atividades preparatórias conduzidas pelos facilitadores e acesso a uma plataforma digital integrada.
“O Empretec é uma jornada de transformação. É o momento de o empreendedor se conhecer, identificar seus pontos fortes, superar desafios e despertar seu potencial máximo para fazer os negócios acontecerem”, destaca Rúbia Dornelles, gestora Estadual do Empretec.
Roberta Capitão, empreendedora, participou do Empretec em 2023, em uma edição muito especial que, pela primeira vez, aconteceu dentro do bairro Restinga. “Foi um movimento transformador, organizado pela Associação Empreendedora Restinga, que conseguiu trazer o programa para perto de nós e ainda garantir um time de mentoras formado exclusivamente por mulheres. Essa representatividade fez toda a diferença, porque nos inspirou e nos mostrou, na prática, que é possível ocupar espaços estratégicos no empreendedorismo”, relembra.
Durante a semana de imersão, ela explica que se desconectou de tudo para mergulhar nas Características de Comportamento Empreendedor, especialmente na busca de informações e validação de ideias. “Aprendi a ouvir o cliente antes de investir, a testar rápido, corrigir o rumo e seguir com disciplina e clareza. Voltei com método, confiança e um olhar mais estratégico para os negócios”, detalha.
Roberta explica que esse processo foi um divisor de águas. “Apliquei os aprendizados na minha empresa, a DENTOSUL, e ganhei segurança para criar o PerifaTech, uma solução de tecnologia voltada a fortalecer empreendedores das periferias. Para mim, o Empretec foi muito mais do que um curso: foi um ponto de virada que transformou conhecimento em impacto real e mostrou que, quando se une propósito e ação, é possível transformar a realidade à nossa volta”, comemora.
O Empretec se destina a quem já empreende e, também, quem deseja empreender e identificar oportunidades. Mais informações estão disponíveis em https://empretec.sebrae.com.br/portal

