ASN RS
Compartilhe

Sebrae RS lança programa Territórios Empreendedores e inaugura novo ciclo de desenvolvimento regional no estado

O programa nasce com o objetivo de fortalecer a vocação econômica de diferentes regiões, impulsionando a competitividade local, a inovação e a geração de novas oportunidades.
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

O Sebrae RS lançou, nesta terça-feira (9), o programa Territórios Empreendedores, que marca um novo ciclo de desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi apresentada durante o evento Transformar Juntos RS – Cidades em Movimento, na Fecomércio-RS, em Porto Alegre, e será implementada a partir de 2026.

Tudo nasce do empreendedorismo

O lançamento foi conduzido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, que destacou o papel dos novos negócios como força motriz do desenvolvimento. “Queremos criar ambientes mais favoráveis às oportunidades. Tudo nasce do empreendedorismo: o empreendedor arrisca, gera empregos e renda”, salientou Bohn.

Segundo ele, o fortalecimento das regiões passa diretamente por soluções que aproximem setores públicos, privados e a sociedade civil organizada, criando bases sólidas para que cada território desenvolva seu máximo potencial.

-

Uma jornada de cooperação territorial

De acordo com a gerente estadual de Desenvolvimento Territorial e Educação Empreendedora do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, a entidade vai atuar como articuladora entre governo, empresas, universidades e o terceiro setor, ativando uma governança local capaz de definir prioridades coletivas, elaborar agendas estratégicas e implementar ações de impacto em longo prazo.

-

Em 2026, o projeto vai abranger dez territórios:

● Sinos (2 grupos)

● Campanha e Fronteira Oeste (2 grupos)

● Sul

● Centro

● Noroeste (Missões)

● Metropolitana (Litoral)

● Serra (Campos de Cima da Serra)

● Vales do Taquari e Rio Pardo

-

“É uma jornada coletiva de cooperação territorial. Vamos apoiar tecnicamente, com base em uma metodologia nacional, para que cada território reconheça e potencialize suas vocações”, explicou Janaína.

A gerente destacou ainda que territórios organizados atraem mais investimentos, fortalecem políticas públicas e ampliam a capacidade de resposta das regiões diante de desafios econômicos e sociais.

Liderança local como motor de transformação

Representando o governo do Estado, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do RS e conselheiro do Sebrae RS, Ernani Polo, reforçou a importância da mobilização dos atores municipais. “O segredo para impulsionar uma região é despertar a capacidade de liderança das pessoas que lá vivem”, afirmou.

Polo também enfatizou que iniciativas como o Territórios Empreendedores são fundamentais para construir uma visão coletiva, que ultrapassa gestões e amplia o protagonismo das regiões no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Novo modelo para o futuro gaúcho

O programa Territórios Empreendedores nasce alinhado à estratégia nacional do Sebrae e reforça a atuação integrada entre municípios, Estado e sociedade. Ao promover governança, planejamento e fortalecimento econômico, a iniciativa inaugura um novo modelo de desenvolvimento sustentável, preparado para gerar impactos duradouros e ampliar a competitividade regional.