O Sebrae RS entregou, nesta quarta-feira (10), o Selo Sebrae de Referência em Atendimento a mais de 50 municípios gaúchos. A certificação, que chega à sua sexta edição, reconhece as Salas do Empreendedor com melhores práticas de atendimento, orientação e suporte aos pequenos negócios. A entrega das premiações valoriza o trabalho das equipes municipais que atuam diariamente para facilitar a vida de quem deseja começar uma empresa ou já empreende.
-
Ao todo, 21 cidades receberam o Selo Ouro, sendo 11 delas da região Noroeste, como Carazinho, Santa Rosa e Santo Ângelo. O Selo Prata foi concedido a vinte municípios, principalmente da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul e Garibaldi. Já o Bronze ficou com 16 localidades, em sua maioria da região Sul do estado, a exemplo de Camaquã e Santa Vitória do Palmar.
-
O diretor-superintendente do Sebrae RS, Joel Vieira Dadda, celebrou o desempenho dos municípios finalistas. “Quem recebe esse reconhecimento é um agente ativo na mudança da cidade onde vive. Cada Sala certificada hoje transforma a realidade dos empreendedores por meio da inovação e da capacitação continuada”, destacou.
-
Ao longo de 2025, as 232 Salas ativas do Estado registraram 340 mil atendimentos, abrangendo 87% das micro e pequenas empresas gaúchas. A distinção integra uma metodologia que estimula o aprimoramento estratégico e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Parte da avaliação é feita por meio de clientes ocultos, que simulam atendimentos e atribuem notas com base em critérios definidos pelo regulamento. Além do reconhecimento, cada Sala recebe um diagnóstico completo que indica pontos fortes e oportunidades de melhoria.
-
Com a entrega dos Selos estaduais, o Sebrae RS encerra mais um ciclo de valorização e incentivo às boas práticas que impulsionam desenvolvimento, renda e novas potencialidades no Rio Grande do Sul. As Salas do Empreendedor premiadas com o Selo Ouro este ano vão concorrer ao Selo Diamante em 2026, concedido pelo Sebrae Nacional.
Engajamento para transformar municípios
O evento contou ainda com a segunda edição do Encontro dos Agentes de Desenvolvimento do RS, que celebrou o trabalho realizado ao longo do ano e fortaleceu a atuação dos agentes na promoção do desenvolvimento local. O momento de integração destacou o papel central desses profissionais na articulação de políticas públicas, no apoio às Salas do Empreendedor e na retomada econômica e social dos territórios gaúchos.
A programação reforçou a importância do trabalho em equipe e do compromisso com a mudança ativa nas regiões. Fabi Nunes, capitã da NAU25 e especialista em formação empreendedora, utilizou a metáfora do pirata para lembrar que “ninguém rema sozinho”, ressaltando o valor da colaboração no atendimento aos empreendedores. Na sequência, Léo Farah, capitão da reserva do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, compartilhou experiências de grandes operações de resgate – como Mariana e Brumadinho – para discutir liderança, inteligência emocional e preparação para o inesperado.
“O papel dos bombeiros, assim como o de cada um de vocês que está aqui, é servir as outras pessoas”, disse Farah, salientando a importância de construir times resilientes e unidos em um só propósito. O encontro foi encerrado com um sentimento coletivo de inspiração para seguir avançando e transformando realidades em 2026.
-
Metropolitana:
Alvorada Prata
Gravataí Ouro
Vales do Taquari e Rio Pardo:
Rio Pardo Bronze
Santa Clara do Sul Bronze
Teutônia Bronze
Venâncio Aires Ouro
Sul:
Camaquã Bronze
Santa Vitória do Palmar Bronze
São José do Norte Bronze
São Lourenço do Sul Bronze
Norte:
Erechim Prata
Frederico Westphalen Prata
Lagoa Vermelha Bronze
Marau Ouro
Tapejara Ouro
Campanha e Fronteira Oeste:
Dom Pedrito Prata
Itaqui Ouro
Lavras do Sul Ouro
Sant’Ana do Livramento Bronze
Uruguaiana Bronze
Sinos, Cai e Vale do Paranhana
Canoas Prata
Esteio Ouro
Feliz Ouro
Igrejinha Prata
Novo Hamburgo Prata
Sapiranga Bronze
Serra Gaúcha:
Antônio Prado Prata
Bom Jesus Prata
Caxias do Sul Prata
Flores da Cunha Ouro
Garibaldi Prata
Gramado Bronze
Serafina Corrêa Prata
Centro:
Cachoeira do Sul Bronze
Cruz Alta Bronze
Santiago Prata
São Francisco de Assis Prata
São Pedro do Sul Bronze
São Sepé Prata
Vila Nova do Sul Ouro
Noroeste:
Carazinho Ouro
Crissiumal Prata
Giruá Ouro
Ibirubá Bronze
Inhacorá Ouro
Lagoa dos Três Cantos Ouro
Não-Me-Toque Prata
Palmeira das Missões Ouro
Panambi Ouro
Redentora Prata
Saldanha Marinho Ouro
Santa Rosa Ouro
Santo Ângelo Ouro
São Valério do Sul Ouro
Tapera Ouro
Três de Maio Prata
Três Passos Prata
