ASN RS Atualização
Compartilhe

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

Constatação é de empresários que participaram da maior imersão internacional já organizada pelo Sebrae RS e pela Fiergs para Feira de Hannover, na Alemanha.
Por Sebrae RS
ASN RS Atualização
Compartilhe

A Indústria 4.0, que já é uma realidade, traz avanços não somente para grandes indústrias, mas também para micro e pequenas empresas. Essas tecnologias já estão disponíveis para os empresários do Brasil com investimentos mais atrativos, abrindo espaço para uma nova onda de soluções integradas para empresas de menor porte.

Essa foi a principal tendência capturada pelos empresários que participaram da maior missão internacional já organizada pelo Sebrae RS e pela Fiergs, que levou 26 micro e pequenas empresas gaúchas à Hannover, feira que ocorre até sexta-feira (26/04).

Conhecida como Hannover Messe em alemão, a feira ocorre anualmente em Hannover, na Alemanha, desde 1947. Trata-se de um evento global, onde empresas e organizações apresentam suas inovações, tecnologias e produtos industriais.

Conforme o especialista em indústria inteligente do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, a missão empresarial, que acontece há mais de 15 anos, é uma grande oportunidade de obter conhecimento para alavancar os negócios.

“A feira abrange uma ampla gama de setores, incluindo automação industrial, energia, indústria inteligente, pesquisa e desenvolvimento, engenharia e logística. Os expositores vêm de diversos países e a feira atrai especialistas da indústria, empresários, tomadores de decisão e profissionais interessados nas últimas tendências e soluções industriais vindos do mundo todo”, salienta Dallacorte.

Nesta edição de 2024, os empresários brasileiros puderam perceber os avanços em um dos fatores que impactam negativamente na eficiência global dos equipamentos e das linhas: as paradas de manutenção. Isso porque o evento teve demonstrações de sistemas que monitoram a condição dos equipamentos, como sensores nas máquinas que conseguem coletar dados, como vibração, ruído, consumo energético, aquecimento da lubrificação, entre diversos outros parâmetros.

Além disso, softwares inteligentes que coletam dados e conseguem identificar se algo está fora do comportamento normal, podendo informar o gestor de manutenção que uma máquina específica vai precisar de reparo em um determinado tempo.

Realidade aumentada

A utilização de óculos de realidade mista (aqueles com um visor transparente sobre os olhos) pelo operador também mereceu destaque. O equipamento funciona como um “manual” em tempo real tanto da máquina como dos produtos em processo, por exemplo.

Apenas com o olhar pode-se identificar se a máquina está operando bem, com seus indicadores sobrepondo a visão. Também é possível verificar se o operador está manipulando o produto da forma correta, por exemplo, se está montando os parafusos sem erros.

A missão empresarial que o Sebrae RS promoveu em parceria com a Fiergs para a participação na feira de Hannover, as empresas de pequeno porte selecionadas têm subsídio de 30% no valor do total do pacote de viagem, que inclui passagens aéreas, hotel, translado, credenciais para a feira, visitas técnicas, tradução simultânea em palestras e workshops e acompanhamento na implementação de melhorias em suas empresas no retorno ao Brasil.

  • Feira de Hannover
  • Hannover
  • inovação