O turismo do Rio Grande do Sul estará em evidência na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2025, um dos eventos mais relevantes do setor em nível internacional, que ocorre de 12 a 16 de Março, em Lisboa. O Sebrae RS, em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), promoverá uma imersão durante o evento com seis empresas do turismo gaúcho que embarcam para a missão no dia 9 de março. A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer a presença do RS no mercado europeu, impulsionar parcerias e aumentar o fluxo de turistas estrangeiros.
“O evento é uma oportunidade única para as empresas gaúchas interagirem com o público final e empresários do setor de turismo do mundo todo. Oportuniza conhecer novas tendências do setor, ampliar networking e desenvolver melhorias para alavancar seus negócios. O trabalho que fizemos de preparação teve início com a seleção das empresas, em dezembro de 2024. Todas receberam um estudo de mercado e um planejamento de ações durante a feira no estande do RS que a secretaria viabilizou. Haverá ainda troca e encontros com empresários do segmento de lá e uma série de outras oportunidades já planejadas”, explica a coordenadora do tema turismo do Sebrae RS, Amanda Paim.
A BTL é considerada uma vitrine global, reunindo profissionais do turismo de diversos segmentos. A edição de 2025 promete uma estrutura robusta, contando com 1,5 mil expositores, 79 mil visitantes e 85 destinos representados.
Destaques da participação gaúcha
O Rio Grande do Sul estará representado por um estande exclusivo e por um seleto grupo de empresas que apresentarão seus produtos e serviços. Algumas das principais ações programadas incluem o lançamento do voo da TAP direto para o RS, ativação do estande da Embratur, apresentação das potencialidades turísticas do RS, workshop exclusivo e divulgação do destino Rio Grande do Sul para operadores de viagens portugueses, além de uma rodada de negócios que envolverá empresários gaúchos e potenciais parceiros comerciais.
A participação do Rio Grande do Sul na BTL 2025 fortalece a imagem do Estado como um destino competitivo e inovador. O evento proporcionará conexões estratégicas, exposição internacional e oportunidades reais de negócios. Além disso, contribuirá para o aumento do fluxo de turistas e para o desenvolvimento econômico do setor.
“A participação do Rio Grande do Sul na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é uma oportunidade estratégica para fortalecer a presença do Estado no mercado internacional. Portugal é um dos principais emissores de turistas para o Brasil e estar nesse evento nos permite estreitar laços com operadores, agentes de viagem e companhias aéreas, ampliando as possibilidades de novos negócios e rotas para o nosso estado. Queremos mostrar que o RS está pronto para receber visitantes, com uma oferta diversificada de experiências que vão do enoturismo e da gastronomia à cultura e às paisagens únicas da nossa região. Seguimos trabalhando para posicionar o estado como referência no turismo nacional e internacional”, destaca o Secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini.
Com a presença de 66 expositores brasileiros e 24 destinos do Brasil, a edição deste ano promete ser uma das mais relevantes para o turismo nacional. As seis empresas que participam da imersão do Sebrae RS lançarão quatro circuitos durante o evento em Portugal:
Serra e Mar – Porto Alegre, Gramado, Canela, Cambará do Sul e Florianópolis.
Serra, Vinho e Mar – Porto Alegre, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cambará do Sul e Florianópolis.
Pampa Gaúcho – Porto Alegre, Caçapava do Sul, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento.
Origem Gaúcha – Porto Alegre, Encantado, Ametista do Sul, Derrubadas, São Miguel das Missões – com a possibilidade de retorno via Porto Alegre ou extensão a Foz do Iguaçu.
Parceria estratégica com o Sebrae RS
Para potencializar os resultados, a Setur firmou uma parceria com o Sebrae RS que oferecerá suporte na preparação das empresas para a feira. O programa de capacitação inclui:
Estudo de mercado: Análise do mercado português e identificação de oportunidades.
Consultorias: Orientação especializada sobre como se destacar na feira.
Material promocional: Produção de folders, flyers e vídeos institucionais.
Assessoria de imprensa internacional: Promoção do turismo gaúcho nos meios de comunicação europeus.
Acompanhamento de resultados: Monitoramento do impacto da participação do RS na BTL.
“Vemos a missão promovida pelo Sebrae RS com muito entusiasmo. A organização está muito estruturada. Estamos indo para um país europeu em uma missão empresarial e com representantes de órgãos públicos com o objetivo de promover destinos turísticos do Estado. Em toda a história da BTL nunca vimos uma presença tão estrutura como essa e com estudo prévio de mercado através do Sebrae RS. Estamos muito preparados e prontos para apresentar o que o turista de fora pode encontrar na Serra gaúcha, principalmente”, salienta Carlise Bianchi, diretora de operações do Grupo Broker.