ASN RS Atualização
Compartilhe

Palmeira das Missões concluiu plano que busca diversificar economia do município

Por meio de parceria com o Sebrae RS, município elaborou Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que faz parte do Projeto Cidade Empreendedora.
Por Sebrae RS
ASN RS Atualização
Compartilhe

Através de uma ação do Projeto Cidade Empreendedora, o município de Palmeira das Missões, em parceria com o Sebrae RS, concluiu com as lideranças da cidade o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. O documento tem finalidade de identificar e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável do município de 2025 a 2035 e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida de sua população.

Palmeira das Missões enfrenta o desafio de modernizar sua base produtiva, com a ampliação de sua capacidade industrial e com integração da inovação tecnológica nas cadeias produtivas. No entanto, o novo ciclo demanda maior diversificação econômica e políticas públicas que incentivem a educação, qualificação profissional e investimentos em infraestrutura, fundamentais para atrair novas empresas e fomentar o desenvolvimento sustentável.

“Por meio do Programa Cidade Empreendedora, o Sebrae RS busca contribuir ativamente para a transformação local, promovendo o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do empreendedorismo por meio da implantação de políticas voltadas ao desenvolvimento do município. Nesse contexto, entendemos que a elaboração de um plano de desenvolvimento, fundamentado em discussões e debates com a comunidade local, é essencial, pois permite identificar as características específicas de cada localidade e, ao mesmo tempo, engajar a comunidade, incentivando-a a participar na construção de uma cidade com mais oportunidades e, sobretudo, mais sustentável para todos”, salienta o gestor de políticas públicas do Sebrae RS, Euclides Spies.

Localizada na Região Sul do Brasil, no Noroeste do RS, Palmeira das Missões apresenta um contexto econômico fortemente ligado à agropecuária. A produção de grãos, especialmente soja, milho e trigo, é a base da economia local, bem como a criação de gado, tanto de leite quanto de corte. Essa predominância da agropecuária representa uma parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que, em 2021, alcançou aproximadamente R$ 2,22 bilhões.

Além do setor agropecuário, os serviços têm um papel relevante, já que representam 37,9% do Valor Adicionado Bruto (VAB), enquanto a indústria, embora menos expressiva, contribui com 4,04% e é focada principalmente na transformação de produtos alimentícios, como laticínios. Essa estrutura econômica reflete a necessidade de diversificação, uma vez que a dependência de um único setor pode limitar o crescimento sustentável e a resiliência econômica, segundo Spies.

“O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico representa um marco estratégico para Palmeira das Missões, pois reflete nosso compromisso em construir um futuro sustentável e promissor para a cidade. Elaborado de forma participativa com as lideranças locais e em parceria com o Sebrae RS, o plano traça eixos fundamentais que vão além da nossa vocação agropecuária, ao buscar a diversificação econômica, o fortalecimento da indústria, o incentivo à inovação e a melhoria da infraestrutura. Nosso objetivo é atrair novos investimentos, gerar oportunidades de emprego, qualificar a mão de obra e, principalmente, garantir qualidade de vida para toda a população, promovendo um desenvolvimento equilibrado e resiliente para os próximos anos”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmeira das Missões, Jerônimo Cecato.

  • Cidades empreendedoras
  • empreendedorismo
  • palmeira das missões
  • sebrae rs