Através de uma ação do Projeto Cidade Empreendedora, o município de Palmeira das Missões, em parceria com o Sebrae RS, concluiu com as lideranças da cidade o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. O documento tem finalidade de identificar e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável do município de 2025 a 2035 e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida de sua população.
Palmeira das Missões enfrenta o desafio de modernizar sua base produtiva, com a ampliação de sua capacidade industrial e com integração da inovação tecnológica nas cadeias produtivas. No entanto, o novo ciclo demanda maior diversificação econômica e políticas públicas que incentivem a educação, qualificação profissional e investimentos em infraestrutura, fundamentais para atrair novas empresas e fomentar o desenvolvimento sustentável.
“Por meio do Programa Cidade Empreendedora, o Sebrae RS busca contribuir ativamente para a transformação local, promovendo o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do empreendedorismo por meio da implantação de políticas voltadas ao desenvolvimento do município. Nesse contexto, entendemos que a elaboração de um plano de desenvolvimento, fundamentado em discussões e debates com a comunidade local, é essencial, pois permite identificar as características específicas de cada localidade e, ao mesmo tempo, engajar a comunidade, incentivando-a a participar na construção de uma cidade com mais oportunidades e, sobretudo, mais sustentável para todos”, salienta o gestor de políticas públicas do Sebrae RS, Euclides Spies.
Localizada na Região Sul do Brasil, no Noroeste do RS, Palmeira das Missões apresenta um contexto econômico fortemente ligado à agropecuária. A produção de grãos, especialmente soja, milho e trigo, é a base da economia local, bem como a criação de gado, tanto de leite quanto de corte. Essa predominância da agropecuária representa uma parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do município, que, em 2021, alcançou aproximadamente R$ 2,22 bilhões.
Além do setor agropecuário, os serviços têm um papel relevante, já que representam 37,9% do Valor Adicionado Bruto (VAB), enquanto a indústria, embora menos expressiva, contribui com 4,04% e é focada principalmente na transformação de produtos alimentícios, como laticínios. Essa estrutura econômica reflete a necessidade de diversificação, uma vez que a dependência de um único setor pode limitar o crescimento sustentável e a resiliência econômica, segundo Spies.
“O Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico representa um marco estratégico para Palmeira das Missões, pois reflete nosso compromisso em construir um futuro sustentável e promissor para a cidade. Elaborado de forma participativa com as lideranças locais e em parceria com o Sebrae RS, o plano traça eixos fundamentais que vão além da nossa vocação agropecuária, ao buscar a diversificação econômica, o fortalecimento da indústria, o incentivo à inovação e a melhoria da infraestrutura. Nosso objetivo é atrair novos investimentos, gerar oportunidades de emprego, qualificar a mão de obra e, principalmente, garantir qualidade de vida para toda a população, promovendo um desenvolvimento equilibrado e resiliente para os próximos anos”, conclui o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmeira das Missões, Jerônimo Cecato.