O Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, esteve em reunião, no dia 20 de fevereiro, com Fabrício Burkert, Analista de Articulação Territorial e Patrícia Moraes, Consultora, representantes do Sebrae RS, e com Diego Knorr, diretor de Desenvolvimento, para dar início à construção do planejamento estratégico de uma nova etapa dos projetos de desenvolvimento econômico de Pelotas (PDEP), que irá acontecer nos próximos meses.
As atividades do PDEP são uma iniciativa da SDETI, juntamente com o Sebrae RS, Poder Executivo, Poder Legislativo, Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Emprego e Renda (COMDESTER) e Sociedade Civil. O projeto está contemplado no Programa Cidade Empreendedora e tem por objetivo melhorar e explorar o desenvolvimento econômico de Pelotas. Além disso, a iniciativa busca, através de ações afirmativas, construir um planejamento estratégico para o avanço da cidade pelos próximos anos.
De acordo com o Secretário, “Em 2023 nós tivemos 44 projetos que foram impactantes na área do desenvolvimento, em projetos de políticas públicas, também na área de inovação, do turismo, setor de serviço. Isso demonstra o quanto de entrega tem sido feito pelo Sebrae aqui em Pelotas, em parceria com a nossa secretaria. Dentro desses projetos mais de 20 mil pessoas foram impactadas diretamente através das ações realizadas, então o ano de 2023 foi um ano muito importante para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e saber que a gente sempre pode contar com o Sebrae é super importante.”
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS, voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/.