ASN RS Atualização
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora mobiliza ecossistemas de inovação no interior do RS

Iniciativa tem se destacado por mobilizar lideranças municipais e estruturar políticas públicas voltadas à inovação, o que tem transformado o interior do RS.
Por Sebrae RS
ASN RS Atualização
Compartilhe

Mais de 20 ecossistemas de inovação já foram ativados em municípios de diferentes regiões do Estado e cerca de dez Leis Municipais de Inovação foram implementadadas entre 2019 e 2024. Esses são resultados do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae RS, que tem mobilizado lideranças locais e estruturado políticas públicas voltadas à inovação, promovendo transformação social e econômica no interior do Estado.

Um exemplo é Ijuí, que se prepara para grandes avanços na área de tecnologia e inovação. A partir de 2025, o município, localizado no noroeste do Estado, contará com um fundo com recursos exclusivos para a área inovação, previsto na Lei Municipal nº 7.510/2023. A mesma lei criou o Conselho Municipal de Inovação, já em atividade, e possibilitará a implantação de um sandbox regulatório, que dará suporte jurídico para o teste de novas tecnologias no município. O segundo ciclo do Cidade Empreendedora iniciou este ano, com o desenvolvimento de consultorias para regulamentação da Lei de Inovação e implantação dos incentivos previstos na legislação.

“O Sebrae foi um dos parceiros que mais nos ajudou a ganhar tração e velocidade na área de inovação e empreendedorismo na cidade. Ijuí já possuía iniciativas embrionárias em inovação, mas, com a entrada do Sebrae RS, conseguimos estruturar nosso ecossistema de inovação. Foi assim que nasceu o Impulsa, que hoje é um dos organismos mais dinâmicos da nossa cidade”, salienta o coordenador de Inovação do Município de Ijuí, Cristiano Goi Palharini.

O Sebrae RS atua em parceria com Ijuí no Cidade Empreendedora desde 2021. Em 2023, o Impulsa conquistou reconhecimento nacional ao receber o primeiro lugar no ELI Summit, realizado em Recife. Agora, no segundo ciclo do programa, o foco está na regulamentação da Lei de Inovação e na implantação dos incentivos previstos na legislação. O programa Cidade Empreendedora desempenha um papel fundamental no fortalecimento econômico dos municípios. Um dos destaques do programa é o trabalho para criar movimentos emergentes de inovação no interior do Estado, integrando poder público, empresas, universidades e sociedade civil, conforme Fernanda Dall’Agnol, Coordenadora do Programa Cidade Empreendedora. Mais de 10 leis de inovação, foram construídas com os ecossistemas e aprovadas.

“Prestamos essa consultoria auxiliando na elaboração dos projetos de lei de inovação e estruturação de ecossistemas de inovação e temos visto que muitos municípios estão conseguindo evoluir muito. Algo que chama atenção é que muitos estão conseguindo trabalhar a inovação e o empreendedorismo nas escolas, na base. Desse modo, a criação de legislações específicas, como ocorreu em Ijuí, estimula melhores políticas públicas, o desenvolvimento e fortalecimento de um ecossistema de negócios inovadores e tecnológicos”. , destaca Alexandre Baraldi Tonin, consultor do Sebrae RS.

A experiência de Ijuí e de outros municípios reforça o potencial dos ecossistemas de inovação para transformar o interior do Rio Grande do Sul em um ambiente favorável à tecnologia, criatividade e desenvolvimento econômico sustentável.

  • Cidades empreendedoras
  • empreendedorismo
  • sebrae rs