ASN RS
Compartilhe

Sebrae RS e Prefeitura de Porto Alegre lançam projeto para impulsionar empresas do 4º Distrito e Centro da Capital

Inovação e desenvolvimento empresarial para os pequenos e médios negócios são o foco da iniciativa
Por Sebrae RS
ASN RS
Compartilhe

O Sebrae RS e a Prefeitura de Porto Alegre se uniram para lançar o Projeto Bairro Empreendedor, uma ação gratuita destinada a revitalizar o desenvolvimento empresarial de bairros da capital. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, 08/02, e tem como foco inicial fomentar e fortalecer 120 pequenos negócios localizados no 4º Distrito (Bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos, Humaitá), Centro e Centro Histórico.

Reconhecendo as características singulares dessas áreas, o Projeto foi concebido para implementar ações de educação empreendedora, capacitando empresários para considerar e implementar inovações em seus negócios, além da operação tradicional. “O projeto do Bairro Empreendedor vem para auxiliar na revitalização do 4º Distrito e do Centro de Porto Alegre, tanto pela perspectiva do empreendedorismo, quanto pelo resgate da autoestima dos empreendedores, agregando qualidade aos pequenos negócios por meio da inovação”, diz o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

As empresas selecionadas terão acesso gratuito a capacitações abrangendo temas essenciais como marketing, finanças, liderança e à metodologia Empretec, a maior imersão de empreendedorismo do mundo, desenvolvida pela ONU, promovendo um ambiente propício para a inovação e o crescimento sustentável dos negócios. Além disso, os primeiros inscritos receberão consultorias individuais personalizadas para suas empresas.

“A nossa gestão é amiga do empreendedor e temos a convicção de que não se faz proteção social sem desenvolvimento econômico. Por isso, temos trabalhado com projetos de qualificação profissional, geração de emprego, de renda e inovação. Gerando oportunidades em parceria, seguimos avançando para melhorar a vida da cidade e das pessoas”, afirma o prefeito Sebastião Melo.

O projeto é dividido em duas trilhas distintas: uma destinada a 60 micro e pequenas empresas, programada para ocorrer de abril a agosto de 2024; outra voltada para 60 microempreendedores individuais (MEIs), prevista para acontecer de agosto a novembro de 2024. Ambas as trilhas foram desenhadas para atender à diversidade de negócios nos bairros, incluindo setores como farmácias, lancherias, mercadinhos, salões de beleza, restaurantes, estéticas, pet shops, lojas de ferragens, entre outros.

Os interessados podem se inscrever e conferir mais informações sobre as trilhas no site https://digital.sebraers.com.br/produtos/empreendedorismo/eventos/programa-bairro-empreendedor/.

  • empreendedorismo
  • Inovação e empreendedorismo
  • Projeto Bairro Empreendedor