ASN RS Atualização
Compartilhe

Semana do MEI orienta sobre obrigações e desenvolvimento dos microempreendedores individuais

Promovido pelo Sebrae RS, evento tem inscrições abertas e gratuitas.
Por Sebrae RS
ASN RS Atualização
Compartilhe

O dia 31 de maio está chegando e, com ele, dor de cabeça para muitos microempreendedores individuais (MEIs) que precisam entregar até essa data a Declaração Anual Simplificada para o MEI (DASN-SIMEI), mas não sabem como proceder.

O Sebrae RS orienta sobre essa obrigação e outros temas durante a Semana do MEI 2025, ação que ocorre de 26 a 30 de maio. As inscrições são gratuitas e já estão abertas (acesse aqui: https://sebrae.rs/mes_do_mei).

“O papel do Sebrae é ser um grande parceiro dos pequenos negócios, especialmente do MEI que, por estar isento de ter um contador, precisa de auxílio para compreender e cumprir com suas obrigações fiscais e tributárias”, afirma a especialista em MEIs no Sebrae RS, Giulia Mattos.

Em formato online, a programação inclui eventos inéditos com especialistas do Sebrae e palestrantes de renome, com foco em assuntos como gestão financeira, acesso a crédito, marketing, motivação e muito mais. Promovida em todo Brasil anualmente, a Semana do MEI tem como objetivo ajudar o desenvolvimento de microempreendedores.

O que é um MEI?

MEI significa Microempreendedor Individual, uma categoria simplificada de empresa voltada para quem trabalha por conta própria. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter CNPJ, pode emitir nota fiscal, pagar impostos de forma reduzida e tem acesso a benefícios previdenciários.

Quem pode ser MEI?

Pode se tornar MEI quem:

* Fatura até R$ 81 mil por ano (média de R$ 6.750 por mês);

* Não participa como sócio, administrador ou titular de outra empresa;

* Exerce uma das atividades permitidas ao MEI (veja lista atualizada no Portal do Empreendedor);

* Tem no máximo 1 funcionário com salário mínimo ou piso da categoria.

Por que procurar o Sebrae RS para se formalizar como MEI?

O Sebrae RS oferece:

* Orientação gratuita sobre o processo de formalização;

* Esclarecimento sobre obrigações fiscais e benefícios do MEI;

* Cursos, consultorias e conteúdos para ajudar o negócio a crescer de forma sustentável. Além disso, formalizar-se com apoio do Sebrae RS evita erros e dá segurança para o MEI começar do jeito certo.

  • empreendedorismo
  • MEI
  • mes do mei
  • sebrae rs